26/11/2020 às 05h13min - Atualizada em 26/11/2020 às 05h13min

Pela primeira vez, FAB terá uma mulher no posto de oficial-general

Carla Lyrio Martins foi escolhida para a função de brigadeiro após reunião do Alto-Comando da Aeronáutica

(Com informações da FAB)

Pela primeira vez, uma mulher foi promovida ao posto de oficial-general da Força Aérea Brasileira (FAB). A médica aeroespacial Carla Lyrio Martins foi escolhida para o posto de brigadeiro, após reunião do Alto-Comando da Aeronáutica. Atualmente, comandava o Hospital Central da Aeronáutica (HCA)

Este não é o primeiro marco da carreira militar de Carla. Em 2015, ela foi a primeira mulher a comandar uma organização da FAB. Na ocasião, assumiu o comando da Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes, que fica localizada no Rio de Janeiro.

Carla afirma que ser escolhida para o posto é um “privilégio” e é resultado de sua extensa preparação. “A alegria pessoal, a honra por ter sido escolhida, a realização profissional e o orgulho de pertencer à Força se misturam em uma explosão de sentimento. É um encargo para o qual me preparei ao longo de 30 anos de trabalho árduo, com comprometimento e com dedicação”, ressaltou.

Carla ingressou na FAB em 1990, sendo promovida para coronel em agosto de 2014. É especialista em medicina aeroespacial, hematologia e hemoterapia. Tem pós-graduação em vigilância sanitária e epidemiológica e em desenvolvimento gerencial na gestão de serviços de saúde.

Como militar, atuou como média do Esquadrão Poker, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul; integrou corpo clínico do Esquadrão de Saúde da Academia da FAB, da Base Aérea de Fortaleza, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

1

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »