11/12/2020 às 12h18min - Atualizada em 11/12/2020 às 12h18min

Após gravação, PTB Nacional afasta articulador da deputada Jaqueline Silva

A sigla reforçou que todos os envolvidos devem ser investigados e defendeu a distrital: "Desconhece qualquer prática fora da lei" por ela

Caio Barbieri
METRÓPOLES

A direção nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) informou, na noite desta quinta-feira (10/12), que Daniel de Abreu Corrêa foi afastado da primeira-secretaria da legenda no Distrito Federal “para que possa exercer seu direito de ampla defesa e contraditória”. A sigla é comandada pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (foto em destaque).

Corrêa foi gravado organizando a nomeação, em março do ano passado, de um empresário para o Conselho do FAC, visando supostamente desviar verba e “fazer caixa para 2022” (veja abaixo). O caso foi revelado pelo Metrópoles.

Na gravação, Daniel – que atuou como articulador da campanha política da parlamentar – comentou que a indicação de Wallace Soares Nazário será feita a pedido da própria petebista. A nomeação não chegou a ser efetivada.

Em defesa da distrital, a executiva nacional da sigla sublinhou desconhecer “qualquer prática fora da lei pela presidente do Diretório do partido no DF, e reforça que todos os envolvidos devem ser investigados”.

De acordo com o texto encaminhado à coluna Janela Indiscreta, “a deputada Jaqueline Silva compareceu pessoalmente na direção da Polícia Civil, solicitando que todos os envolvidos sejam investigados. Ademais, reforçou que jamais permitiu que qualquer pessoa utilizasse o nome dela para obtenção de benefícios pessoais”, sublinhou a legenda.

Veja a nota:

REPRODUÇÃO
PTB defende investigação dos envolvidos na gravação
Entenda o caso

Daniel Corrêa é a principal personagem de um áudio obtido pelo Metrópoles em que aparece dando dicas de como proceder para conseguir “uma graninha por fora“.

Ele inicia o diálogo com Wallace apontando o conselho do FAC como “o melhor cargo na Secretaria de Cultura, a nível de articulação política”, uma vez que “todos os orçamentos da secretaria passam pelo FAC”.

“O FAC é uma instituição que faz financiamento direto de vários projetos de políticas governamentais, como também abre editais de chamamento público para atender à comunidade artística. São vários conselheiros, alguns indicados do governo. Outros, pela sociedade civil. Se a gente consegue indicar alguma pessoa para participar do Conselho de Cultura, tudo vai passar pela mão dessa pessoa para ela assinar”, declara.

“Se a pessoa for um radical xiita, ela não vai assinar nada, vão isolá-la. Uma pessoa sozinha não faz verão, vai ficar isolada lá. Então, eu preciso ajudar, não adianta fazer ‘piti’, eu tenho que colaborar com as coisas”, afirma.

 
Recursos ilícitos

Na sequência, ele dá dicas de como Wallace deve se comportar para atrair os recursos ilícitos e que, dessa forma, conseguirá complementar o salário do empresário.

“Mais do que a reunião propriamente dita, mais do que participar, do que fazer toda a média burocrata lá, você precisa ter a habilidade de conversar com o gerente que tem três projetos da Jaqueline. Da quadrilha junina […], tem duas entidades órfãs aqui, vou ajudar para trazer para o grupo da Jaqueline […]. E essa flexibilização também vai poder gerar recurso financeiro para a gente, que é onde eu vou fazer o complemento do seu salário”, detalha.

1
O que dizem os envolvidos?

Ao Metrópoles, a deputada distrital e presidente do PTB-DF, Jaqueline Silva, considerou o teor do áudio “extremamente grave” e adiantou que levará o caso ao conhecimento das autoridades policiais.

 

Leia a resposta dela, na íntegra:

A denúncia é extremamente grave e vai ser objeto de queixa à polícia, que deve investigar a conduta de todos os envolvidos. Jamais permiti que qualquer pessoa utilizasse meu nome. Sempre fui guiada pelos princípios de legalidade. A fala é completamente fantasiosa, pois jamais fiz qualquer indicação de membros para conselhos do GDF. O que é facilmente comprovado”.

Também em nota, o agora ex-primeiro-secretário do PTB-DF, Daniel Corrêa, admitiu o que disse no áudio, mas ressaltou que não tinha intenção de promover algum desfalque nos cofres públicos.

“Errei. Falei em nome de pessoas que jamais me deram este direito. Com o objetivo de demonstrar um poder que nunca tive, falhei comigo mesmo. A conversa ocorreu em março de 2019 e a indicação, por óbvio, nunca aconteceu, pois nunca tive tal influência. Também nunca tive verdadeiramente o objetivo de praticar o que ali foi colocado. Errei e estou pronto para arcar com as consequências”, respondeu Daniel.

Já Wallace Nazário não respondeu às mensagens enviadas pela reportagem. O espaço está aberto para eventuais manifestações.

 

A Secretaria de Cultura afirmou, por meio de nota, que “o Conselho de Administração do Fundo de Apoio à Cultura (Cafac) e os membros da sociedade civil têm indicação feita via Conselho de Cultura do DF (CCDF) e nomeação pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, para mandato de três anos”, ressaltou.

Após a publicação da reportagem, o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, reagiu duramente ao áudio que, segundo o gestor afirmou, cita, levianamente, a Secretaria de Cultura e o FAC, fundo de apoio ao setor.

“Isso é ridículo! O que este senhor está fazendo é pura bravata. Qualquer um que conhece a estrutura da secretaria e do FAC sabe que não há o menor cabimento técnico no que ele diz que vai fazer”, afirmou o secretário.

Bartolomeu defendeu que a deputada Jaqueline Silva deve agir com rigor no episódio: “Isso é caso de Polícia! E, se confirmado que o áudio é de um colaborador próximo, espera-se que a parlamentar tome as devidas atitudes”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »