22/12/2020 às 06h22min - Atualizada em 22/12/2020 às 06h22min

Por QG da Propina, prefeito Marcelo Crivella é preso no Rio de Janeiro

Operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro também deteve o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes

Operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) resultou na prisão, na manhã desta terça-feira (22/12), do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos). Também foram detidos o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes.

O ex-senador Eduardo Lopes é alvo da operação. No entanto, ele não foi econtrado no Rio de Janeiro. A expectativa é que ele se apresente à polícia.

Crivella está a nove dias do fim do mandato. A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto “QG da Propina” na Prefeitura do Rio.

Segundo as investigações, empresas que tinham interesse em fechar contratos ou tinham dinheiro para receber do município entregariam cheques a Rafael Alves, irmão de Marcelo Alves — então presidente da Riotur. Em troca, Rafael facilitaria a assinatura dos contratos e o pagamento das dívidas.

A Operação Hades foi cumprida em março deste ano e teve como alvo a Prefeitura do Rio de Janeiro, Além a sede da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e a residência de Marcelo Alves, ex-presidente da Riotur, e o irmão dele, Rafael Alves.

A investigação se baseou na delação do doleiro Sérgio Mizrahy, preso pela operação Câmbio, Desligo, em 2019. De acordo com ele, haveria um “QG da Propina” operando dentro da Riotu, tendo o empresário Rafael Alves como o operador do suposto esquema.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »