Uma mulher precisou dar à luz às margens da BR-020, em Tauá, no Ceará. O parto de emergência foi realizado, neste sábado (9/1), após a ambulância em que ela estava começar a pegar fogo a caminho do hospital. As causas do incêndio do veículo são desconhecidas.
A gestante, que já estava em trabalho de parto e com a bolsa rompida, foi colocada em uma maca às margens da rodovia e teve o parto realizado ali mesmo.
A equipe médica constatou que a parturiente já estava com 9 cm de dilatação e decidiu realizar o procedimento, para evitar que o bebê sofresse danos neurológicos, ou mesmo não resistisse.
Uma funcionária do Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, de Tauá, relatou que outra ambulância, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), estava transportando um paciente para o Hospital Regional do Sertão Central, na cidade de Quixeramobim, quando a equipe avistou o veículo em chamas e parou para ajudar.
“Sem poder levar a gestante para dentro da ambulância do Samu, pois já tinha um paciente grave dentro, a equipe realizou o parto na pequena maca que sobrou da ambulância, consumida pelo fogo”, disse o médico Montezuma Feitosa Alexandrino.
Uma terceira ambulância foi acionada, após o parto, vinda de Boa Viagem, para levar a mãe e a criança até uma unidade hospitalar. De acordo com informações, a mulher e o bebê passam bem.