O ex-deputado federal José Rajão Filho foi preso na segunda-feira (25/1) no Distrito Federal. O ex-parlamentar, que também já atuou como coronel do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF), encontrava-se foragido. Ele é acusado de peculato qualificado em inquérito policial militar por envolvimento na venda de apólices da dívida pública de propriedade da corporação.
Rajão responde a um processo por desvio de recursos públicos e privados que ultrapassariam a cifra de R$ 1,7 milhão, entre janeiro de 1996 e outubro de 1997, quando estava no comando do Corpo de Bombeiros Militar do DF.
Segundo a denúncia, os valores foram desviados durante a realização de obras na Policlínica, no Colégio Militar, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) e na aquisição de um lote em Caldas Novas (GO), para a construção de uma colônia de férias.
Declarado revel por não comparecer ao interrogatório designado, o acusado foi considerado foragido, uma vez ter informado à corporação que havia fixado residência em Portugal, onde também tem cidadania.