30/01/2021 às 06h20min - Atualizada em 30/01/2021 às 06h20min

Idosos com mais de 80 anos do DF começam a ser vacinados na próxima semana

Além desse público, trabalhadores da Saúde continuam sendo imunizados com prioridade. Ampliação será detalhada em circular

O comitê gestor da vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal decidiu, após reunir-se nesta sexta-feira (29/1), que a imunização de idosos com mais de 80 anos terá início nesta segunda-feira (1º/2). O publico-alvo estimado para essa fase é de 42.355 pessoas, de acordo com dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Além dos maiores de 80 anos, a vacinação dos trabalhadores da Saúde terá prosseguimento, conforme entendimento do colegiado. Detalhes sobre a ampliação do grupo a ser imunizado e os próximos passos da vacinação no DF, deliberado nesta sexta, serão publicados em circular a ser divulgada em breve.
 

Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que as vacinas para os maiores de 80 anos serão aplicadas em 36 salas de vacinação, sendo 30 em unidades básicas de saúde já existentes e outras seis em locais estratégicos, como escolas e ginásios.

O primeiro dia de vacinação para esse público terá início, excepcionalmente, a partir das 13h.

Determinação

Segundo o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, a decisão de ampliar a imunização para os brasilienses acima das oito décadas de vida foi do governador Ibaneis Rocha (MDB). Ele explica que, assim que chegarem novas doses de vacinas, os idosos acima de 70 anos também serão contemplados.

“Estamos cuidando de uma população que tem alto percentual de agravamento da Covid-19, com sequelas graves, e um percentual elevado de óbitos”, disse o secretário.

Até agora, 37,9 mil pessoas no DF receberam a primeira dose da imunização contra o novo coronavírus.

Vacinação em asilos

Conforme a Secretaria de Saúde, a imunização dos idosos abrigados em Institutos de Longa Permanência (ILPIs) e cuidadores que trabalham nessas instituições já atingiu 96,5% de cobertura vacinal. Os trabalhos nos asilos começou em 19 de janeiro.

Foram aplicadas a esse público 2.341 doses da vacina CoronaVac. Nos quatro abrigos com pessoas com deficiência, a cobertura chegou a 100%. A pasta deve finalizar a imunização desse grupo até o fim da próxima semana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Oportunidade_de_emprego