06/02/2021 às 16h31min - Atualizada em 06/02/2021 às 16h31min

​ROBÉRIO QUER PRIORIZAR VACINAÇÃO PARA PESSOAS COM DOWN, TEA E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NO DISTRITO FEDERAL

ASCOM Deputado Robério Negreiros PSD/DF


O deputado Robério Negreiros (PSD) apresentou, na última quinta-feira (4), Projeto de Lei para garantir prioridade na vacinação contra a COVID-19 para pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista – TEA e Deficiência Intelectual, no âmbito do Distrito Federal. O projeto do deputado Robério se ampara no no art. 196 da Constituição Federal, o qual dispõe que a saúde é direito de todos e dever do Estado; no o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que determina ser dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde; e no artigo 9º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a qual  assegura a essa população o direito a receber atendimento prioritário.

Robério Negreiros ressalta que, além das pessoas com Síndrome de Down, tanto as que possuem o Transtorno do Espectro Autista, quanto as com deficiência intelectual, não estão incluídas nos primeiros grupos prioritários que serão imunizados contra a Covid-19. “É muito importante olharmos para aqueles que têm dificuldade para compreender a importância dos cuidados preventivos, como o uso constante da máscara, distanciamento social, lavar as mãos e utilizar álcool em gel. Essas rotinas estressam a todos por obrigarem que adotem práticas repetitivas com as quais não estavam familiarizados e, considerando a importância de que esse grupo seja imunizado, se faz necessária apresentação da presente proposição para que tenham garantida a qualidade de vida”, defende Robério. 

O deputado aponta ainda estudo realizado em outubro de 2020 pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, no qual fica clara a letalidade do coronavírus em pessoas com Down.”De acordo com a pesquisa, a COVID-19 é dez vezes mais mortal em pessoas com Síndrome de Down por ter maior predisposição a adquirir pneumonia, a desregulação do sistema imune, que pode tornar o quatro fatal em cerca de uma semana. A pesquisa motivou o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido a solicitar prioridade de vacinação do grupo”, finaliza Robério.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »