09/02/2021 às 07h12min - Atualizada em 09/02/2021 às 07h12min

Deputados estaduais votam suspensão do feriado de Carnaval em Goiás

Para diminuir disseminação da Covid-19, proposta foi encaminhada pelo governo na semana passada. Votação será em sessão extraordinária

Goiânia – A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vota, nesta terça-feira (9/2), a suspensão do feriado de Carnaval este ano. A proposta foi feita pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) na última quinta-feira (4/2).

Como o Legislativo goiano está em recesso, a sessão será extraordinária. A matéria exige duas votações no plenário. O ato de convocação foi assinado na segunda (8/2) pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB).O governo diz que a suspensão do feriado deve evitar a ocorrência de aglomerações de pessoas, comuns no período carnavalesco, e, também, o deslocamento de pessoas que buscam, principalmente, as cidades turísticas do estado para passar a folia, como Caldas Novas e Pirenópolis.

A medida é mais uma ação no sentido de diminuir a disseminação do novo coronavírus. Sendo aprovada, fica suspenso o feriado do dia 16/2, terça-feira de Carnaval. Antes da pandemia, com o ponto facultativo dos órgãos públicos, o feriado costumava se estender até o início da tarde de quarta-feira de cinzas.

De acordo com o novo Estatuto do Servidor Público de Goiás, a terça-feira de Carnaval e a sexta-feira da Paixão passaram a ser considerados feriados no estado. Nesse sentido, a Alego também precisará votar, em conjunto, a regulamentação da suspensão do feriado.

1
Funcionalismo

Antes da intenção em suspender o feriado, o governo anunciou a suspensão do ponto facultativo para o funcionalismo público, que este ano seria em 15 de fevereiro.

A maior parte dos municípios goianos, inclusive, também adotou a mesma linha do governo. Levantamento da Associação Goiana dos Municípios mostrou que as prefeituras também estavam suspendendo o ponto facultativo para tentar diminuir a circulação de pessoas.

A postura foi apoiada pelo setor produtivo. O Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE) divulgou uma nota informando que não iria respaldar a concessão do ponto facultativo no Carnaval aos funcionários do setor privado.

Como complemento, muitas cidades com Carnaval tradicional, como Caldas Novas, anunciaram que este ano não terá folia. Além disso, vários municípios goianos adotaram regime de lei seca em horário noturno, atendendo a decreto do governo de Goiás, justamente para tentar frear a proliferação da Covid-19.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »