23/02/2021 às 07h05min - Atualizada em 23/02/2021 às 07h05min

Ibaneis descarta lockdown no DF em ação conjunta com Entorno

Alguns prefeitos dos municípios vizinhos a Brasília sugeriram medidas em parceria com o DF para frear o avanço da Covid-19

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), informou que não planeja se juntar aos prefeitos do Entorno para determinar o fechamento de atividades não essenciais em função da pandemia da Covid-19. “Não pretendo fechar nada”, afirmou à coluna Grande Angular, nesta segunda-feira (22/2).

As 
cidades de Goiás vizinhas da capital federal foram colocadas, pelo governo do estado, na área vermelha de contágio do novo coronavírus. Portanto, estão em situação de calamidade. Nesse caso, a recomendação do Executivo goiano é o lockdown.

Em razão da proximidade com o Distrito Federal, que emprega milhares de moradores do Entorno, os prefeitos querem que ações conjuntas sejam realizadas para frear o avanço da Covid-19.

 

“Só em Valparaíso, cerca de 40 mil pessoas transitam diariamente no DF, então nós precisamos discutir ações conjuntas. Não adianta Valparaíso e o Entorno fecharem e Brasília continuar aberta. As restrições devem acontecer”, pontuou o mandatário de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB).

Os prefeitos do Entorno devem participar de reunião com o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, para discutir o tema. Na região, há variantes do novo coronavírus circulando. Mossoró comentou que os gestores vão solicitar a intermediação de Alexandrino com a Secretaria de Saúde do DF, para que outras medidas sejam analisadas.

No DF

Sob a condição de cumprir protocolos definidos para evitar a proliferação do novo coronavírus, o DF liberou a abertura de setores do comércio, como shoppings, bares e restaurantes.

A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal está em 9,8. Em comparação com o verificado há 14 dias, o indicador sofreu aumento de 2,9%, percentual que está dentro dos padrões que indicam estabilidade.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 289.820 contaminações e 4.757 óbitos em decorrência da doença.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »