25/02/2021 às 07h00min - Atualizada em 25/02/2021 às 07h00min

Após ser criticada, primeira-dama do DF reage e esculacha deputado

Mayara Noronha rebateu distrital Reginaldo Veras. Na CLDF, ele disse que secretária de Desenvolvimento Social teria "preguiça de trabalhar"

Caio Barbieri
METRÓPOLES

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, recorreu às redes sociais, na noite de terça-feira (23/2), para esculachar o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT), após ser chamada de preguiçosa, durante sessão no plenário da Câmara Legislativa (CLDF). A titular da pasta é a primeira-dama do Distrito Federal.

A treta começou quando os deputados analisavam a proposta do Governo do Distrito Federal (GDF) que criou 250 cargos para as secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Mulher (SM). O projeto não contemplou o órgão comandado por Mayara Noronha Rocha, que tem sofrido pressão do sindicato para contratar servidores que aguardam nomeação.

“Ela tem preguiça de trabalhar. A Secretaria de Justiça tem secretário. A Secretaria de Desenvolvimento Social, infelizmente, não tem”, declarou o legislador distrital em plenário. “A moça que lá está – eu não vou questionar a competência – não quer trabalhar”, emendou. Assista aqui (a partir de 2’37”), o momento em que o deputado faz as críticas.

A primeira-dama não deixou barato. Ela usou o seu perfil no Instagram para rebater os comentários do parlamentar. Em um tom rígido, alternando entre ironia e cobrança, a secretária contra-atacou:

“Quer fazer bonito? Fale bonito, aja bonito e comece a executar. A minha cadeira, se depender de mim, é sua. Vem fazer e mudar a história. Então, deputado, respeite a moça aqui, porque a moça é a secretária de Estado e coloca a mão na massa para fazer. Da próxima vez, em vez de apontar o dedo, vem sentar na cadeira e mostrar a sua competência. Vamos levantar a hashtag: ‘governador, nomeie Reginaldo Veras para a secretaria’.”

Na fala, a secretária ainda criticou a atuação do parlamentar, que exerce mandato na Câmara Legislativa desde 2015.

“O senhor é político há quantos anos e há quantos anos o senhor está lutando pela política assistencial do DF? Há muitos anos, né? Então por que esse deputado maravilhoso que está aí, não sei há quanto tempo na política, por que então não lutou para que houvesse mais concursos, para que houvesse mais nomeações nas gestões passadas… Afinal, a assistência social no DF não começou na gestão Ibaneis, não. É desde que o DF é DF.”

O que dizem os envolvidos?

Após a divulgação do vídeo, a coluna Janela Indiscreta procurou o deputado Reginaldo Veras e a primeira-dama Mayara Noronha. À reportagem, a assessoria informou que o distrital não vai comentar o episódio.

Por outro lado, a secretária de Desenvolvimento Social quis falar sobre a atuação desde que decidiu aceitar o convite do governador Ibaneis Rocha para comandar a pasta.

“Em apenas 10 meses de trabalho, lancei um programa que assegura a comida na mesa para 32 mil famílias, que é o Prato Cheio. Foram nomeados 258 novos servidores, mesmo com todas as restrições em um ano de pandemia. Sem contar a aquisição de 881 computadores, renovando todo o parque tecnológico da secretaria. Agora, estamos dobrando o número de famílias assistidas pelo Criança Feliz Brasiliense, passando para 3,2 mil acompanhamentos. São alguns números, dentre tantos outros, que mostram como, em menos de um ano de trabalho, a Política de Assistência Social foi fortalecida. E a nossa meta é continuar ampliando a rede de proteção social do DF”, disse.

Segundo ela, nos últimos 12 anos, ocorreram, em média, 60 nomeações a cada 12 meses. “Em apenas 10 meses de gestão, foram nomeados 258 servidores, o que corresponde a 300% a mais. Ou seja, em 10 meses nomeamos três vezes mais do que a média anual dos últimos anos”, ressaltou a chefe da pasta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »