22/03/2021 às 19h11min - Atualizada em 22/03/2021 às 19h11min

Ibaneis vai ao STJ com interpelação judicial contra governador Caiado

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, quer que Ronaldo Caiado dê esclarecimentos sobre declarações proferidas contra ele

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ingressou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), nesta segunda-feira (22/3).

A interpelação judicial pede para que Caiado se manifeste sobre “impropérios” que teria proferido contra Ibaneis durante uma entrevista dada à TV Globo.

Ibaneis e Caiado trocaram rusgas após 
Ibaneis dizer à coluna que poderia fechar as fronteiras se o estado vizinho não tomasse providências para atender, na estrutura própria de saúde, seus moradores. À época, o governador do DF revelou que 25% das internações em UTIs são de pacientes do Entorno, especialmente provenientes de cidades goianas.

Após as declarações de Ibaneis, Caiado deu respostas duras. Em entrevista à Globo, o democrata falou em envolvimento da gestão brasiliense com corrupção na área da saúde.

 

A interpelação judicial não resulta, automaticamente, em um processo. É um mecanismo para que sejam dados esclarecimentos. Depois que houver uma resposta da outra parte, Ibaneis poderá ou não entrar com ação por crime contra a honra.

O caso está no STJ porque o polo passivo – ou seja, o alvo da interpelação – é um governador que possui foro privilegiado em razão do cargo. O ministro Felix Fischer é o relator.

Trem da discórdia

As desavenças entre os governadores do DF e de Goiás não são de hoje. Os dois trocaram rusgas no ano de 2019 em razão de um teste, do qual Caiado não participou, para operação de um trem entre o DF e Entorno. Ibaneis chegou a mandar Caiado ir à PQP.

O que diz Caiado

Por meio da assessoria de comunicação, o governador Ronaldo Caiado informou que não foi notificado nem teve acesso à ação proposta ainda, “mas reafirma tudo o que foi dito em suas entrevistas”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »