A aplicação da segunda dose para quem recebeu a vacina Covishield/AstraZeneca começa em 22 de abril, uma vez que o intervalo de aplicação deste imunizante é de até 90 dias. As primeiras doses da vacina de Oxford tiveram início em 28 de janeiro.
As vacinas do laboratório sueco-britânico armazenadas na Rede de Frio Central estão reservadas para garantir a imunização desse público, que tem mais de 41 mil pessoas vacinadas entre fim de janeiro e início de fevereiro, de acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
O primeiro lote da vacina de Oxford, com 41,5 mil doses, chegou ao Distrito Federal em 24 de janeiro e foi utilizado para vacinação de profissionais da saúde e idosos com 80 anos ou mais. O grupo de profissionais de saúde começou a ser vacinado com essa vacina em 28 de janeiro, e o de idosos, em 1º de fevereiro. O esquema vacinal desse grupo deve ser completado até o início de maio
“As duas vacinas que temos hoje disponíveis no país necessitam de duas doses no esquema vacinal para que haja a completa eficácia na imunização. No DF, a população pode ficar tranquila, pois a guarda da segunda dose está sendo mantida na Rede de Frio Central e será encaminhada a todas as unidades para a aplicação”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins.
Vale destacar que a data para ida aos pontos de vacinação para recebimento da dose de reforço está marcada no cartão de vacinação.
Hoje, a Rede de Frio Central conta com 6.220 doses de vacinas para uso de primeira dose, e 79.670, para segunda dose. As demais doses disponíveis no DF foram distribuídas para as regiões de Saúde. O DF aguarda ainda 24.710 mil doses de CoronaVac e 47.740 de Covishield/Astrazeneca para aplicação da D2.
O Distrito Federal vacinou 360.178 pessoas com a primeira dose das duas vacinas disponibilizadas atualmente no Brasil e 140.433 receberam o reforço.