31/05/2021 às 08h17min - Atualizada em 31/05/2021 às 08h17min
GDF prepara vacinação de pessoas com menos de 60 anos sem comorbidades
Governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que ampliação está em debate. Postos de vacinação vazios têm preocupado gestores
O Governo do Distrito Federal (GDF) irá discutir, esta semana, a ampliação da vacinação contra a Covid-19 na capital do país. Um dos pontos a serem avaliados é o início da imunização de pessoas com menos de 60 anos sem comorbidades. Na última sexta-feira (28/5),
o Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a vacinarem toda a população acima de 18 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida de acordo com a pasta.
No sábado (29/5), durante inauguração de uma Delegacia de Polícia, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que pretende ofertar a vacina para novas faixas etárias.
“
O que nós temos feito é seguir as orientações do Ministério da Saúde. E essas orientações indicaram alguns públicos prioritários. O que nós vamos fazer agora, com a diminuição da procura pelas vacinas, é abrir exatamente para aquelas escalas que vêm desde os 59 anos até chegar aos 18”, disse.
A imunização no DF está aberta para quem tem 60 anos ou mais há mais de um mês. Neste período, a inclusão de novas faixas ocorreu apenas para quem tem comorbidades. Atualmente, pessoas com doenças pré-existentes com 25 anos ou mais podem se vacinar. A baixa procura por vacinas contra a Covid-19 nos postos e a pressão para a inclusão de novas faixas etárias na campanha de imunização acenderam o sinal de alerta no Governo do Distrito Federal.
A Secretaria de Saúde do DF informou, neste domingo (30/5), que deliberações sobre novos grupos e ampliação do público de vacinação “só ocorrem em função da remessa de novas doses de vacina”. “O Comitê de Vacinação se reúne quase todos os dias de forma presencial ou por videoconferência”, disse a assessoria da pasta.
A última remessa de vacinas chegou no DF na última quarta-feira (26/5). Foram entregues pelo Ministério da Saúde 78 mil doses de imunizante contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz