15/06/2021 às 08h59min - Atualizada em 15/06/2021 às 08h59min

Por unanimidade, DEM decide expulsar Rodrigo Maia do partido

Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.

O partido Democratas decidiu nesta segunda-feira (14/6) expulsar o deputado federal Rodrigo Maia (RJ) do partido.
 

A decisão foi tomada por unanimidade dos membros da executiva do partido, que considerou que o parlamentar cometeu infração disciplinar grave.

No relatório, elaborado pela deputada Professora Dorinha (GO), aponta que Maia teria infringido as regras do partido ao chamar o presidente nacional da legenda, Antônio Carlos Magalhães Neto, de “oportunista”, “um baixinho sem caráter” e “torquemada baiano”.

As críticas foram feitas em defesa do governador de São Paulo, João Dória. 

O episódio fez com que com que a bancada do Democratas, liderada por Efraim Filho (PB) pedisse a expulsão de Rodrigo Maia.

Com a expulsão, Maia deverá manter o mandato, o que não ocorreria se ele decidisse sair do partido. Neste caso, a legenda poderia reivindicar o mandato alegando infidelidade.

Casa nova

Maia, por sua vez, aguardava a decisão do DEM para poder migrar para o PSD, acompanhando o movimento já feito pelo prefeito do Rio de Janeiro,Eduardo Paes,

Além dele, também deve se filiar à legenda, criada pelo ex-ministro Gilberto Kassab, o atual presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasisl (OAB)m Felipe Santa Cruz. 

 A intenção é defender a caidatura de Santa Cruz ao governo do Rio de Janeiro no próximo ano, no campo contra o presidente Jair Bolsonaro.

Confira integra da nota divulgada pela legenda:

Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados.

Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.

A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.

Executiva Nacional do Democratas

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »