26/06/2021 às 07h51min - Atualizada em 26/06/2021 às 07h51min

Procura por vacina contra gripe está baixa no DF, diz secretaria

Até esta sexta (25/6), 444 mil haviam recebido a dose. Meta da secretaria é vacinar 1,1 milhão de pessoas. Campanha começou em 12 de abril

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a procura pela vacina contra o vírus influenza está abaixo do esperado. Desde 12 de abril, quando começou a campanha, 444.323 receberam o imunizante até esta sexta-feira (25/6). A previsão inicial da pasta era atender um público total de 1.117.656 pessoas.

O Governo do Distrito Federal (GDF) 
alerta que a vacinação contra a gripe é tão importante quando a contra a Covid-19. Especialmente no inverno, quando há maior incidência de doenças respiratórias, a melhor forma de prevenção é se imunizar contra o vírus influenza.

Segundo a secretaria, 100 unidades básicas de saúde estão aptas a oferecer a vacina contra gripe para quem faz parte dos grupos prioritários, de segunda a sexta. A pasta informou que os professores foram a categoria inclusa nesses grupos que mais procurou o serviço.

 

Foram 24.224 profissionais da educação imunizados até o momento, o que equivale a uma cobertura vacinal de 65,4%. Idosos (54,6%), trabalhadores da saúde (50,1%) e puérperas (50%) são os grupos com menor percentual de adesão. A meta do governo é vacinar 90% do público.

A terceira fase da campanha teve início no dia 9 de junho e incluiu outros grupos, entre eles caminhoneiros, trabalhadores de transporte e pessoas com deficiência permanente. Segundo a secretaria, a procura tem sido baixa também para essas categorias.

Tempo de cuidado

Com a chegada do frio é mais comum a disseminação de doenças respiratórias e infecções virais ( gripes e resfriados).. É nesse período que se registram mais casos de doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites, pneumonias e até meningites. A vacinação contra a influenza é importante justamente porque é mais comum a propagação desse vírus no inverno.

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada por agentes virais dos tipos A, B, C e D. O tipo A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.

“A vacinação anual contra a influenza é de extrema importância, uma vez que a vacina é a intervenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença”, afirma a enfermeira da área técnica de imunização Fernanda Ledes.

Ela diz que a vacinação contra a gripe tem maior relevância em tempos de pandemia porque pode ajudar a proteger populações vulneráveis, com risco de desenvolver formas graves da doença. Por isso, a enfermeira convoca todos os que fazem parte de grupos prioritários a buscar uma sala de vacinação para receber a dose. “Lembramos que, caso tenha recebido a vacina contra a Civid-19, é necessário que aguarde 14 dias para receber outra vacina”, alerta. (Com informações da Secretaria de Saúde)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »