30/06/2021 às 07h35min - Atualizada em 30/06/2021 às 07h35min

Relator de CPI no Amazonas diz ter sido ameaçado por Omar Aziz

Aziz se irritou com o deputado após o parlamentar sugerir o seu indiciamento por supostas irregularidades ocorridas quando era governador

O deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB) disse ter sido ameaçado pelo presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM). O parlamentar amazonense presta depoimento ao colegiado por ter sido relator de CPI da Saúde, realizada pela Assembleia Legislativa amazonense em 2020.

Aziz se irritou com o deputado após o parlamentar sugerir o indiciamento do presidente da CPI da Covid por supostas irregularidades cometidas enquanto ele era governador do Amazonas.

“Era para ser investigado, inclusive, o senador Omar Aziz, por sua gestão na saúde, enquanto governador do Amazonas”, disse Fausto Junior.
Após discutir com o deputado, Aziz afirmou aos colegas que veriam “quem é quem aqui”. “A gente vai chegar lá no final e vocês vão ver quem é quem aqui”, disse o senador.

A fala provocou reação do deputado: “Estou sendo ameaçado, senador? Eu acabei de ser ameaçado. Vossa excelência, me ameaça de prisão, senador. Eu estou falando a verdade, acho que esse que é o problema”, disse.

O senador, então, rebateu: “Não estou lhe ameaçando, fique tranquilo”, disse.

CPI da Saúde

Fausto Junior foi convocado a pedido do senador governista Marcos Rogério (DEM-RO). O objetivo da base governista é reforçar a responsabilidade do governo estadual na crise sanitária ocorrida no Amazonas.

A CPI estadual foi instalada em maio de 2020 justamente para investigar a ocorrências de atos administrativos ilícitos durante a crise sanitária.
No requerimento, Rogério destaca que, após 120 dias, as investigações da CPI revelaram que autoridades, servidores públicos e representantes de empresas privadas se associaram com o intuito de obter vantagens patrimoniais indevidas.

Além disso, segundo o senador, a CPI da Saúde teve atuação decisiva e complementar nas linhas de investigação do chamado “escândalo dos ventiladores pulmonares” comprados pelo governo do Amazonas por intermédio de uma loja de vinhos.

O governo do Amazonas é alvo de investigações da Polícia Federal referente a fraudes em aquisições emergenciais e desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »