06/07/2021 às 07h17min - Atualizada em 06/07/2021 às 07h17min

Doses da Janssen já chegaram congeladas ao DF, diz secretário de Saúde

Osnei Okumoto afirmou, nesta segunda (5/7), que temperatura abaixo da recomendada foi percebida na chegada de imunizantes na Rede de Frios

O secretário de Saúde, Osneu Okumoto, afirmou que a remessa com 40 mil doses da Janssen já chegaram congeladas, no último sábado (5/7), no Distrito Federal. A declaração foi dada, nesta segunda-feira (5/7), durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.

“Bem, a primeira coisa, ela não foi congelada aqui. O Distrito Federal tem todo um cuidado muito grande. A dose chega, sai do aeroporto e vai para a Rede de Frios. Essas doses não chegam a entrar na nossa câmara fria. Primeiro, são vistoriadas e todas as caixas são abertas e, só então, é validado o recebimento para ser encaminhada para a câmara fria”, disse.

Também presente na coletiva, o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, explicou que não houve qualquer responsabilidade a Secretaria de Saúde ou do Governo do Distrito Federal (GDF) pelo ocorrido.

“Isso não decorreu de qualquer conduta omissiva da Secretaria de Saúde sobre o fato dessas doses terem chegado congeladas no DF. Não estou aqui indicado quem é responsável, estou indicando que não é responsabilidade da Secretaria de Saúde e o GDF”, disse.

Doses congeladas

No último sábado, a Secretaria de Saúde informou que as 40,1 mil doses de vacina da Janssen contra a Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde estavam congeladas. Por isso, segundo argumentou a pasta, os imunizantes ficaram indisponíveis para uso até que a temperatura ideal fosse restabelecida. Logo após, o próprio ministério autorizou o uso.

“No momento da conferência na Rede de Frio Central, foi observado que as vacinas estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada para este imunizante, que é de 2°C. Sendo assim, o Ministério da Saúde já foi acionado pela Secretaria de Saúde, e a orientação do órgão federal é deixar toda a carga das vacinas em quarentena. Elas ficarão armazenadas e indisponíveis para uso no momento”, registrou a pasta, em comunicado à imprensa, à época.

1

O Ministério da Saúde também adiantou que, nesta segunda-feira (5/7), solicitaria a análise da qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para verificar a estabilidade dos imunobiológicos e se é seguro aplicar essas vacinas na população, uma vez que a temperatura foi inadequada.

A remessa chegou por meio do programa Avião Solidário da Latam. As vacinas fazem parte da distribuição projetada pelo Ministério da Saúde de 8 milhões de doses para todos os estados do país, além do DF.

Também no sábado, o Governo do Distrito Federal abriu, às 10h — e não 9h, como previsto anteriormente —, agendamento para pessoas com 44 anos ou mais que poderão se vacinar contra a Covid-19. O grupo será imunizado a partir da próxima quarta-feira (7/7). Para se cadastrar, basta entrar no site  vacina.saude.df.gov.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »