28/07/2021 às 13h26min - Atualizada em 28/07/2021 às 13h26min

Ibaneis anuncia concurso com 3,5 mil vagas para a Universidade do DF

Segundo o governador, o certame será lançado já no mês que vem. A previsão é que a UnDF fique 100% pronta e seja entregue em 5 anos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, nesta quarta-feira (28/7), o lançamento de um concurso público para o preenchimento de 3,5 mil vagas que serão abertas com a criação da Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF). Segundo o chefe do Executivo local, o certame será lançado já no mês que vem.
 
 
Na solenidade onde sancionou ou projeto de lei que Cria a UnDF, Ibaneis ressaltou que a universidade vai transformar a vida das pessoas. “Serão, nos próximos quatro anos, aproximadamente R$ 200 milhões investidos na Universidade do Distrito Federal. Teremos 3,5 mil cargos que já terão a partir de agosto o concurso público aberto no Distrito Federal. Nós já teremos o corpo profissional constituído. Essa universidade nasce completa e daqui cinco anos, que é nossa previsão, ela já estará totalmente implementada”, afirmou o governador.
 
O projeto de lei da UnDF começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e vinha passando por emendas e debates entre os parlamentares distritais.
 
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, lembrou que os alunos da rede pública de ensino estão há 1 ano e 5 meses sem aulas presenciais. “A educação pública de qualidade passa por dois eixos. O primeiro é o constitucional, que é a garantia das aprendizagens dos nossos estudantes. O segundo é a formação dos nossos profissionais, e é onde entra o grande papel da UnDF e das demais universidades que preparam os nossos profissionais. A UnDF é importantíssima para a qualidade na educação pública do Distrito Federal”, ressaltou.
 
A expectativa é que a UnDF contribua para a meta de elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior prevista no Plano Distrital de Educação – PDE 2015-2024 (meta geral do plano: aumento de 65%), ajude a melhorar a qualidade da educação superior e amplie a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior do Distrito Federal.
 
 
Jorge Amaury
Advogado e professor de direito da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Amaury Maia Nunes, 66 anos, morreu em decorrência da Covid-19, no dia 2 de julho. O docente estava internado havia 47 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e já havia recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus.
 
Ele era egresso da Universidade Federal do Pará, onde também obteve o título de mestre. Em 2007, tornou-se doutor pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Direito processual na graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »