31/07/2021 às 08h36min - Atualizada em 31/07/2021 às 08h36min

Golpistas se passam por servidores do TRF-1 para pedir dinheiro no DF

Por telefone, eles anunciam "ganho de causa previdenciária" e em seguida pedem dinheiro para bancar honorários e custas de processo

A 12ª Vara do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) alerta a população para a ação de estelionatários que fingem ser servidores do tribunal em ligações telefônicas para conseguir dinheiro das vítimas. Trata-se do golpe do falso processo.
 
Algumas pessoas que tiveram contato com os golpistas ligaram para o tribunal, mas acredita-se que tenha havido mais vítimas. De acordo com o TRF-1, durante a chamada os golpistas tentam, no primeiro momento, descobrir se a pessoa com quem falam abriu alguma ação indenizatória.
 
Depois, fingindo ser um servidor da 12ª Vara Federal, atendendo por nome de “Anastácio”, o golpista comunica que há uma decisão com ganho de causa previdenciária. Em seguida, o estelionatário afirma que para conseguir obter a quantia é preciso pagar os valores referentes a honorários e demais custas do processo e pede que se faça transferência bancária.
 
O tribunal esclarece que a 12ª Vara Federal não trata de assuntos previdenciários, mas apenas de ações criminais. Além disso, os servidores não fazem nenhum contato telefônico para qualquer depósito de resgate de valores.
 
O tribunal recomenda que a pessoa que recebeu a ligação entre em contato com a unidade judiciária, seja cartório ou vara, para evitar prejuízos. Os contatos estão disponíveis no site do tribunal. Recomenda-se ainda que o fato seja comunicado à polícia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »