03/08/2021 às 08h04min - Atualizada em 03/08/2021 às 08h04min

Vacinação para quem tem 30 anos ou mais começa nesta 3ª no DF

Começa a vacinação para pessoas com mais de 30 anos. Aqueles que forem tomar segunda dose precisam se atentar à marca do imunizante

Começa nesta terça-feira (3/8) a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 30 anos ou mais no Distrito Federal. A data também prevê a imunização daqueles que estão com a segunda dose marcada. Não é necessário agendamento para quem vai tomar a primeira dose por faixa etária. Ao todo, serão 170 mil doses para este público.

No último fim de semana, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o Ministério da Saúde vai enviar mais doses de imunizante, o que poderá significar a redução da idade contemplada pela vacinação.

Em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (2/8), o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, confirmou que o governo federal vai enviar mais 200 mil doses divididas em duas remessas em dois próximos lotes. “As primeiras 90 mil doses já chegaram. A redução da faixa etária será analisada quando as doses chegarem no DF”, afirmou.

Segunda dose
Os moradores da capital que tomarão a segunda dose devem ir a pontos de vacinação específicos. As unidades de saúde estão separadas por marcas de vacina. Gestantes e puérperas serão imunizadas nos mesmos lugares onde estão disponíveis as vacinas da Pfizer.

A Secretaria de Saúde do DF esclarece que ainda não está antecipando a segunda dose da Pfizer. Assim que houver disponibilidade de dose para isso, a população será avisada. A vacina da Pfizer em segunda dose e para gestantes e puérperas estará disponível em 28 pontos específicos. 

Os primeiros lotes da vacina da fabricante norte-americana destinados ao DF foram recebidos em 3 de maio. Dado o intervalo de até 90 dias, a vacinação se inicia em agosto. Naquela fase da campanha de vacinação, o produto da Pfizer foi destinado ao grupo de comorbidades. Posteriormente, alguns imunizantes atenderam ao grupo acima dos 57 anos.

O atendimento inicia às 8h nas unidades básicas de saúde (UBS) e às 9h nos drive-thrus, terminando às 17h.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »