27/04/2017 às 17h04min - Atualizada em 27/04/2017 às 17h04min

Saúde orienta pais a buscar atendimento na atenção primária

Com o aumento dos casos de doenças respiratórias, melhor caminho é procurar uma Unidade Básica de Saúde

Assessoria de Comunicação Social

 

 Durante os meses de março, abril e maio, aumentam os casos de doenças respiratórias em crianças. O número de atendimentos na rede pública de saúde do Distrito Federal dobra nesta época do ano. Em razão disso, a Secretaria de Saúde está adotando uma estratégia para este período de sazonalidade.

 

A pasta reforça que as Unidades Básicas de Saúde sejam o primeiro local onde os pais devem buscar ajuda. "A orientação é: mantenham os seus filhos longe dos prontos-socorros. Os pais devem buscar atendimento na UBS mais próxima de casa, onde as crianças serão acolhidas e será feita a orientação do melhor tratamento e, se necessário, o encaminhamento para o hospital. Somente casos de maior gravidade devem ser levados direto para a emergência do hospital", orienta a pediatra de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde, Fabiana Fonseca.

 

Para suportar a demanda, a Secretaria de Saúde definiu estratégias de atendimento em cada Região de Saúde. Mas a principal mudança é que os pediatras da atenção primária passarão a atender com agenda aberta. "Antes, a maior parte dos atendimentos era com consulta marcada. Agora, os pacientes que chegarem serão acolhidos, sendo atendidos no mesmo momento ou agendados conforme necessidade", explica Fabiana.

 

DOENÇAS – Os problemas mais comuns nestes três meses são os resfriados leves, que levam a criança a ter febre, coriza e tosse leve; e a bronqueolite, que atinge principalmente os bebês em fase de amamentação.

 

A Organização Mundial da Saúde aponta que 60% de todos os atendimentos ambulatoriais em pediatria decorrem de infecções de vias aéreas inferiores, que permanecem o primeiro motivo de consultas nos serviços de pronto atendimento em crianças até os 5 anos de idade.

 

"Para prevenir essas doenças, os pais devem evitar levar as crianças, principalmente os bebês, a locais fechados e com grande aglomeração de pessoas. Além disso, lavar as mãos constantemente", orienta a pediatra. Para os que já estão com problema de saúde, o tratamento básico exige hidratação e lavagem do nariz com soro.

 

Confira como fica o atendimento de pediatria na rede pública de Saúde

 

Região Centro Sul de Saúde (Asa Sul, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Parkway e Lago Sul)

 

- Hospital Regional do Guará: o pronto-socorro pediátrico funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, com classificação de risco e encaminhamento à UBS das crianças qualificadas como verde.

- As UBS 1, 2 e 3 do Guará realizarão atendimentos da demanda espontânea dos pacientes referenciados pelo HRGu e agendas programadas.

- Hmib: manutenção do ambulatório de verde como unidade de referência para a região.

- Na UBS 2 da Asa Sul serão garantidas 20 horas para pacientes agendados. Os demais serão atendidos em agenda aberta.

- A UBS 1 do Riacho Fundo I realizará atendimentos da demanda espontânea com agenda aberta.

- Nas UBS da Cidade Estrutural e Riacho Fundo II será mantido o percentual de 50% dos horários dos médicos de família para a demanda espontânea.

 

Região Centro-Norte (Asa Norte, Cruzeiro e Lago Norte)

 

- Os médicos pediatras que atuam nas oito UBS realizarão atendimento por demanda espontânea de pacientes, ou seja, sem agendamento prévio.

- Os demais profissionais (enfermeiros e ou técnicos e auxiliares de enfermagem) que atuam na assistência à saúde da criança devem prestar assistência aos casos agudos durante o seu período laboral integral, independentemente do número de pacientes.

- O atendimento de crianças já programados/agendados para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento devem ser realizados por profissional enfermeiro, inclusive, nos meses de competência médica, se necessário, com supervisão médica.

 

Região Sudoeste (Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas)

 

- As UBS 1,4,5, 6 e 8 de Taguatinga, 2 e 4 de Samambaia e 2 do Recanto das Emas atendem por demanda espontânea (agenda aberta).

 

Região Leste (Paranoá e São Sebastião)

 

- Equipes de Saúde da Família (ESF) e UBS de São Sebastião e Paranoá farão atendimento por demanda espontânea.

 

Região Oeste (Ceilândia e Brazlândia)

 

- As unidades organizadas no modelo ESF devem alocar 50% dos horários de cada equipe para atendimento diário de demanda espontânea, incluindo os casos agudos.

 

Região Sul (Gama e Santa Maria)

 

- As UBS 1 e 2 de Santa Maria; 1,2,3,4,5 e 6 do Gama atendem com demanda espontânea

 

Região Norte (Planaltina, Sobradinho, Mestre D'Armas e Arapoanga)

 

- 50% dos atendimentos das ESF/UBS serão para demanda espontânea, devendo o usuário buscar como primeira opção a UBS mais próxima.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »