04/09/2021 às 07h24min - Atualizada em 04/09/2021 às 07h24min

Sete de Setembro: veja o que abre e fecha no DF durante o feriado

Brasiliense tem opções de lazer, mas precisa tomar cuidado com os horários dos serviços públicos, já que há ponto facultativo na segunda

Na próxima terça-feira (7/9), o Brasil celebra o Dia da Independência. No Distrito Federal, além do feriado nacional foi decretado ponto facultativo para os servidores públicos, o que deixa o recesso estendido.
 
Para a população de Brasília, vale ver o que abre e fecha na cidade para planejar opções de lazer, serviços públicos que estarão disponíveis e horários de atendimento.
 
Veja o que abre e fecha no Distrito Federal neste feriado:
 
A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal prossegue durante todo o feriado prolongado. No sábado, domingo e segunda a imunização será conforme o cronograma da Secretaria de Saúde. Confira aqui os pontos de vacinação.
 
Na terça-feira (7), os pontos drive-thru do Parque da Cidade e da Torre de TV estarão fechados, excepcionalmente. Já o da Praça dos Cristais, no Setor Militar, estará aberto entre 18h e 22h. Os postos das outras regiões administrativas também funcionarão no dia.
 
Todos os serviços da rede pública de Saúde funcionam normalmente na segunda-feira (6). Entre eles, estão os ambulatórios dos hospitais, as unidades básicas de Saúde (UBSs), as farmácias de alto custo e os CAPs tipos I, II e AD.
 
Já no feriado da Independência, só haverá atendimento nas emergências dos hospitais, nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e nos CAPs tipo III. Outras unidades estarão fechadas e reabrem na quarta (8).
 
A Fundação Hemocentro também fecha no feriado, além do domingo. No sábado (4) e na segunda-feira (6), o expediente será das 7h15 às 18h. Devido à pandemia, o agendamento para doação de sangue permanece obrigatório e pode ser feito pelo Agenda-DF ou pelo telefone 160 (opção 2).
 
 
Segurança pública
 
As delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. A Delegacia Eletrônica da PCDF atende 24 horas por dia.
 
O Corpo de Bombeiros (CBMDF) também vai operar em regime de plantão 24h, por meio do telefone 193.
 
Os batalhões da Polícia Militar (PMDF) abrem todos os dias do feriado prolongado e o policiamento segue normalmente.
 
 
O Sistema de Defesa Civil segue disponível para atender todo o DF, em esquema de plantão no 7 de setembro. Os acionamentos devem ser feitos pelo telefone 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.
 
Michael Melo/Metrópoles
Caças das Forças Armadas se exibirem em desfile no Dia da Independência
Na Hora, Procon e Conselhos Tutelares
 
As unidades do Na Hora e os conselhos tutelares não funcionam na segunda-feira (6) e terça-feira (7).
 
Os conselheiros tutelares ficam de sobreaviso para atender demandas urgentes registradas pela Cisdeca. A central telefônica funciona de segunda a sexta, das 18h às 8h; sábado, domingo e feriados, 24h, pelos telefones: 125 (número gratuito) e (61) 3213-0657 / 3213-0763 / 3213-0766.
 
O edifício-sede do Procon funcionará na segunda-feira (6), de 8h às 17h. No feriado da Independência, fecha.
 
Transporte público
 
O transporte público coletivo vai operar durante a terça-feira (7) com a tabela horária de domingo. Nos outros dias a circulação é normal. Os passageiros podem conferir o horário das viagens por meio do site DF no Ponto.
 
O Metrô-DF informa que o horário de funcionamento no feriado de terça (7) é de 7h às 19h, assim como no domingo. Está mantida a circulação de cinco trens durante os períodos. Nos demais dias (sábado e segunda), o horário segue o padrão: entre 5h30 e 23h30.
 
BRB
 
O Banco de Brasília (BRB) informa que as agências e os correspondentes bancários não abrem no feriado de 7 de setembro.
 
Na segunda-feira (6), os pontos de atendimento seguem com o horário convencional, das 9h às 14h, com atendimento exclusivo para o público prioritário entre 9h e 10h.
 
SLU
 
As coletas seletiva e convencional do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vão funcionar normalmente no feriado, no ponto facultativo e no fim de semana. O Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as gerências de limpeza, as Usinas de Tratamento Mecânico Biológico (usinas de compostagem) e a Unidade de Recebimento de Entulho (URE) também operam normalmente.
 
Caesb e Neoenergia
 
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informa que não haverá expediente na empresa pública nos dias 6 e 7, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão.
 
Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, Agência Virtual, App, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.
 
Por meio dos canais virtuais da Caesb, é possível solicitar revisão ou segunda via de contas, alteração de titularidade e vencimento, religação de água, entre outros serviços.
 
As equipes de emergência e o teleatendimento da Neoenergia Distribuição Brasília vão funcionar em escala normal de trabalho, atuando 24 horas por dia.
 
Em casos de falta de energia, a Neoenergia pode ser acionada pelo WhatsApp no número (61) 3465-9318. Caso precise falar com o teleatendimento da companhia, ligue 116.
 
Departamento de Estradas de Rodagem (DER)
 
Na terça-feira (7), o Eixão do Lazer estará aberto, portanto o fluxo de veículos fica interrompido das 6h às 18h. O fechamento para os carros também será ocorrerá no domingo (5).
 
As operações de reversão na Estrada Parque Ceilândia (Via Estrutural) e na BR-070 vão ser suspensas somente no dia da Independência.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »