25/09/2021 às 07h24min - Atualizada em 25/09/2021 às 07h24min

Chuva trouxe alívio aos brasilienses, mas também provocou estragos

O DF começa a receber as primeiras precipitações da primavera. Nessa sexta-feira (24/9), vários pontos registraram pancadas de chuva com rajadas de vento. Órgãos de governo se unem para evitar transtornos neste período. Apesar do refresco, calor vai continuar

A primeira chuva da primavera chegou para os brasilienses, nessa sexta-feira (24/9). Diversas regiões do Distrito Federal registraram pancadas, acompanhadas de rajadas de vento, trovões e raios. Em algumas áreas, as precipitações vieram fortes e duraram pouco tempo. No entanto, os moradores da capital comemoraram. Houve registros no SIA, na Asa Sul, na Asa Norte, no Jardim Botânico, na Estrutural, em Ceilândia, em Samambaia e no Recanto das Emas. O cheirinho de terra molhada trouxe um alívio para quem, nos últimos dias, respirava poeira e fuligem das queimadas. A capital do país enfrentava uma estiagem de 25 dias e temperaturas altas, acima dos 35°C.
 
Com as precipitações, o clima seco começa a dar uma trégua, deixando a umidade relativa do ar acima dos 30%. Nessa sexta-feira, entre o período da tarde e o da noite, choveu 12,2 milímetros nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — sendo 7mm, na região do Gama; 4,2mm, em Brazlândia; e 1mm, no Plano Piloto. A média esperada para o mês de setembro é de 47mm. Este sábado (25/9), a previsão é de chuva, com mais intensidade e volume. “O fim de semana terá um clima instável, com possibilidade de pancadas mais fortes em pontos isolados no período da tarde e à noite”, informou a meteorologista Naiane Araújo.
 
De acordo com a especialista, até a próxima segunda-feira o clima permanecerá assim, com pancadas de chuvas, que podem variar de intensidade. No entanto, o clima vai continuar quente. A temperatura mínima prevista é de 18°C, e a máxima, de 33°C. Naiane alerta para que a população não fique em campos abertos, pois há perigo de raios em todo o DF.
 
O Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) orienta aos condutores a redobrar a atenção nesta época, pois, durante período de estiagem, há acumulo de sujeira, fuligem e óleo no asfalto. Esses materiais podem deixar as vias escorregadias, o que aumenta o risco de acidentes de trânsito. (Veja quadro).
 
Danos
A chuva comemorada por muitos, depois de dias quentes e secos, também trouxe transtornos. Na Rodoviária do Plano Piloto, um pedaço do teto de gesso caiu, por volta das 18h30, devido ao volume de água que estava acumulado no forro. No momento, que era horário de pico, “chovia” na plataforma superior, com água saindo das lâmpadas, e as luzes precisaram ser apagadas.
 
 
Uma árvore que ficava entre o prédio do BRB Serviços e o edifício Varig, no Setor Comercial Norte, tombou com o vento. Os galhos atingiram as vidraças do BRB, quebrando algumas delas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), duas mulheres tiveram ferimentos leves. Em frente ao Palácio do Buriti, parte do alambrado colocado na praça, que está em reforma, tombou devido à forte ventania.
 
Vicente Pires
É só o céu fechar que os moradores de Vicente Pires começam a se preparar para enfrentar os transtornos. A região, que está em constantes obras de infraestrutura, é conhecida pelos alagamentos e ruas interditadas por erosões e deslizamentos de terra. Atualmente, há obras na Rua 5, com serviços de terraplanagem e compactação para colocar o asfalto.
 
O Correio questionou a Secretaria de Infraestrutura para saber se as precipitações deste fim de semana podem atrapalhar os trabalhos na região. De acordo com a pasta, os serviços seguem normalmente. “Acreditamos que os impactos, caso existentes, sejam pequenos, necessitando alguns poucos dias de Sol para secar o trecho em obras e permitir a retomada. Nossa meta é concluir a pavimentação do trecho da via em obras antes do retorno definitivo das chuvas”, informou em nota.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »