02/05/2017 às 13h17min - Atualizada em 02/05/2017 às 13h17min

Discurso do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta terça-feira (2/5), durante o anúncio da autorização para nomeação de 723 novos servidores aprovados em concurso público para a Secretaria de Saúde

Assessoria de Comunicação Social

 

 

Quero cumprimentar todos os trabalhadores e trabalhadoras da imprensa pelo dia de ontem e também todos os servidores públicos e trabalhadores aqui presentes. 

 

Em primeiro lugar quero manifestar nossa profunda indignação com os acidentes de trânsito ocorridos no final de semana. Manifestar nossa solidariedade as famílias e dizer que nós determinamos ao Detran que intensifique a fiscalização, as blitze, especialmente nos fins de semana, buscando combater cada vez mais a conjugação do uso de álcool com a direção. É importante registrar que essa é uma responsabilidade de todos. São as vidas que estão em nossas mãos, cada cidadão é responsável por isso. Brasília é uma cidade que se tornou referência nacional pelo respeito a faixa de pedestre e nós, de forma alguma, podemos perder essa condição.

 

Esse mês, fruto do esforço que estamos fazendo de fiscalização, nós tivemos uma redução significativa do número de mortos. Tivemos 44 mortos em abril do ano passado e 14 em abril deste ano. Mas ainda são 14 mortes e é muita coisa, especialmente sendo mortes que poderiam ter sido evitadas. Mortes que aconteceram em função da irresponsabilidade de alguns. Por tanto, conclamo a população de Brasília a se unir, todos nós, assumindo as nossas responsabilidades enquanto governo, enquanto cidadãos, para que Brasília volte a ser o exemplo no que se refere a urbanidade, a civilidade no trânsito. E quero me solidarizar com as famílias, famílias de servidores do governo de Brasília (Secretaria de Planejamento) que tiveram perdas irreparáveis neste final de semana. Recebam todos a nossa solidariedade.   

 

Nós estamos aqui para anunciar a contratação de 723 novos servidores para a Saúde do Distrito Federal. Elas já foram aprovadas pela Governança e até sexta-feira devem ser publicadas no Diário Oficial. É importante registrar que estamos cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal porque essas nomeações são a substituição de aposentadorias e fins de contratos temporários na saúde e a LRF excepciona as contratações na Educação, Saúde e Segurança nesses casos. Essas contratações de 468 técnicos, 20 dentistas, 36 enfermeiros, 103 médicos e 27 psicólogos permitirão melhorar muito a saúde, especialmente em algumas modalidades que passo a ressaltar: a contratação desse conjunto de técnicos e enfermeiros vai nos permitir a abertura de 65 leitos de UTI – isso é muito importante, nós temos uma demanda muito grande por leitos de unidade de terapia intensiva e a partir dessas contratações nós poderemos abrir 65 leitos para adultos, crianças, leitos neonatal, ampliando a nossa capacidade de atendimento nas UTIS –; também contrataremos 20 cirurgiões dentistas, 36 enfermeiros, como disse, e dos 103 médicos, 53 médicos de  família,  o que vai ser mais um passo importante para atingir a nossa meta de 80% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família até o final de 2018. Com esses 53, já são 84 médicos de família contratados recentemente para fortalecer as equipes da saúde da Família, desafogando os hospitais. Gostaria de ressaltar também a contratação de 27 psicólogos, o que vai melhorar também a qualidade do nosso atendimento de saúde mental. Esse é um grande desafio para o DF e a contratação vem contribuir para fortalecer o atendimento à saúde mental.

 

Já são 4.920 nomeações na saúde realizadas em nosso governo. Um pouco mais de 20% não tomaram posse, portanto nós temos de contratação efetiva algo próximo a 4 mil servidores entre médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, biomédicos, enfim, um conjunto muito grande de especialidades na saúde.

 

Esperamos que com as nomeações, com a ampliação da Estratégia do Saúde da Família, com a aprovação pela CLDF do Instituto Hospital de Base nós possamos melhorar o atendimento à população de Brasília.

  

 

Mais informações

Assessoria de Imprensa do Governador

Fabiana Sampaio – 99234-6136 / 3425-4781

Gabriella Furquim – 99242-8134 / 3961-4479

Agnez Pietsch – 99239-3863 / 3425-4778

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »