11/10/2021 às 06h07min - Atualizada em 11/10/2021 às 06h07min

Considerada a pessoa mais velha do Brasil, cearense morre aos 116 anos

No ano passado, dona Francisca foi reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil e a 3ª mais velha do mundo

Morreu na última terça-feira (5/10), aos 116 anos, a cearense Francisca Celsa dos Santos, considerada a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo. O óbito aconteceu em Fortaleza, após ser acometida por uma pneumonia.
 
No ano passado, ela foi reconhecida pelo Gerontology Research Group (GRG) — Grupo de Pesquisa em Gerontologia como a pessoa mais velha do Brasil e a 3ª mais velha do mundo.
 
De acordo com o G1, uma das netas de dona Francisca, a assistente administrativa Fernanda Aliny Barroso Celsa, contou que a avó não teve Covid-19, mas a piora no quadro de saúde provocou a múltipla falência dos órgãos.
 
Ela morreu na casa onde morava, no Bairro Messejana. Ela era natural da cidade de Cascavel, na região metropolitana.
 
Na quarta-feira (6/10), o corpo da idosa foi sepultado por volta das 16h, no Cemitério Municipal de Pacajus (Nossa Senhora da Conceição), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
 
A neta também conta que a partida da avó está sendo muito sentida por toda a família, que a via como uma mulher forte e muito amorosa com todos.
 
“Ela é sinônimo de amor, de vontade de viver, de tudo de bom que se possa imaginar. O elo de ligação entre netos, bisnetos, tataranetos. Apesar de não se movimentar, viver acamada há alguns anos, ficou um vazio em cada lugar da casa”, diz.
 
Um dia antes de morrer, segundo a neta, Dona Francisca foi reconhecida como a mulher mais velha da América Latina
 
A família ressalta que durante a pandemia da corona vírus, os cuidados com dona Francisca foram redobrados. Apesar de todos os cuidados, uma obra próxima ao local onde a idosa morava acabou produzindo muita poeira, o que colaborou com o agravamento do estado de saúde da matriarca da família.
 
Dona Francisca piorou com a pneumonia e morreu por volta de 21h30 da terça-feira, a 17 dias de completar 117 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »