14/10/2021 às 08h00min - Atualizada em 14/10/2021 às 08h00min

Este ano, brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos

Em 2020, o montante só foi atingida 22 de dezembro. O dado é da Associação Comercial de São Paulo, que mantém o "Impostômetro"

Os brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos desde o início deste ano. O valor, calculado pelo Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi alcançado nesta quarta-feira (13/10).
 
No ano passado, a marca só foi atingida em 22 de dezembro. O montante representa o que foi pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.
 
“A retomada da atividade econômica, devido ao avanço da vacinação, é um dos principais fatores que levaram ao aumento do valor pago em impostos”, afirmou Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da associação.
 
Ele também destaca que a aceleração da inflação, que incide sobre maior parte dos preços de bens e serviços, contribuiu para o aumento.
 
Impostômetro
O impostômetro foi criado em 2005 e mostra os valores pagos pelos brasileiros à União, estados e municípios. O total também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro. Na ferramenta, é possível acompanhar quanto cada ente da federação está arrecadando com cada tributo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »