20/10/2021 às 07h40min - Atualizada em 20/10/2021 às 07h40min

Inscrições para próximo ano letivo na rede pública vão até domingo (24/10)

É possível fazer o cadastro pelo site da Secretaria de Educação ou pelo número 156. Pasta recomenda não deixar para última hora

O prazo de inscrições para o ano letivo de 2022 nas escolas públicas do DF vão até domingo (24/10), no entanto, apenas metade dos estudantes que se registraram em 202o estão inscritos. Até as 14h dessa terça-feira (19/10), foram 15.987 inscrições, enquanto que no ano passado, 31.974.
 
 
A Secretaria de Educação acredita que as famílias tenham deixado para fazer a inscrição no fim do prazo, o que pode causar problemas. A pasta pede que os interessados realizem o cadastro o quanto antes.
 
Pelo site da Secretaria de Educação é possível se inscrever. O número 156, opção 2, também está disponível para esse fim. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
 
“Sempre há risco de congestionamento de linha telefônica e até do próprio site, quando muitas pessoas tentam o acesso ao mesmo tempo”, alerta a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Mara Gomes.
 
Cadastro
A idade mínima para matrícula é de 4 anos completos até 31 de março de 2022. No ato do cadastro, o interessado precisa informar o número de CPF do estudante e o CEP da residência onde mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.
 
 
Com essas informações, a Secretaria de Educação vai realizar o cruzamento de dados e alocar os novos estudantes, preferencialmente, em unidades escolares na região do CEP apresentado na inscrição, seja onde ele mora, seja onde trabalha seu pai ou responsável.
 
Tanto pelo site da secretaria como pelo número 156, as inscrições para o ano letivo de 2022 são somente para novatos da rede pública na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
 
A divulgação do resultado está prevista para 21 de dezembro de 2021, também pelo site. As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. A secretaria divulgará posteriormente as orientações e os documentos necessários.
 
Veja os prazos:
 
 
 
Inscrição de estudantes especiais
O cadastro e a triagem de novos estudantes especiais, assim como o remanejamento dos que estão matriculados em escolas da rede pública de ensino do DF, serão realizados de 4 a 29 de outubro.
 
No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento, é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado.
 
As regionais estão adotando os protocolos de segurança, como distanciamento e uso de máscaras, para atendimento às famílias.
 
 
Renovação de matrícula
Para quem é estudante da rede pública de ensino, a renovação de matrícula para o próximo ano letivo é automática para aqueles que são frequentes. Dessa forma, cabe às secretarias escolares realizar a confirmação de matrícula desses alunos.
 
Para os estudantes que desejam mudar de instituição de ensino, o remanejamento escolar ocorrerá de 8 a 11 de novembro, diretamente na escola onde o estudante está matriculado.
 
Com informações da Secretaria de Educação do DF


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