06/05/2017 às 13h41min - Atualizada em 06/05/2017 às 13h41min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, neste sábado (6/5), durante a entrega de obras em Águas Claras

Assessoria de Comunicação Social

 

 

É muito bom quando a gente vê que o trabalho traz uma melhoria para a comunidade, como essa praça que tem 700 metros de cumprimento, com equipamentos para crianças, para jovens, para adultos e para idosos. Tanto aqui como ali, onde o lugar onde era um lugar de entulho, hoje tem uma quadra de esporte, tem parquinho para a criançada, Ponto de Encontro Comunitário, um lugar para fazer ginástica, enfim, transformou um local que estava ocioso em um lugar agradável, aprazível, um espaço de encontro da comunidade. Uma obra como essa é uma obra que traz qualidade de vida à população, as pessoas têm um espaço para fazer ginástica, para caminhar, para se encontrar, valoriza o comércio local. Portanto, nós estamos muito felizes por estar aqui.

 

E é um conjunto de pequenas obras entregues ou que estão sendo feitas e serão entregues em breve que eu vou rapidamente dizer para vocês: manutenção do Centro de Ensino Fundamental da Vila Areal, revitalização da praça de acesso à Escola Técnica de Brasília, reforma do CAIC Areal, ampliação da Escola de Arniqueiras, urbanização e requalificação da baia de ônibus de Arniqueiras, instalação de playground em praças, instalação de 258 placas de endereçamento, urbanização da praça da QS 11, revitalização do canteiro central da Avenida Brasília, instalação de alambrados em áreas recreativas, quadra poliesportiva da praça da Rua 34/35 Sul em Águas Claras, e urbanização da praça da Estação 16 Sul em Águas Claras.

 

Eu quero dizer que os moradores me disseram que há mais de 20 anos esperam por essas melhorias. E por onde nós estamos passando no Distrito Federal, nós estamos ouvindo isso. Vou dar um outro exemplo para vocês dessa semana. No sábado passado, nós entregamos 200 escrituras para os moradores da Vila Planalto, moradores que estão lá há 60 anos, que há muitos anos reivindicam essas escrituras, muitos governos passaram e não regularizaram e nós entregamos as escrituras. Essa semana também nós lançamos o programa de venda direta de lotes em condomínios, inclusive calando a boca de parlamentares federais, de senadores, que andam mentindo por aí dizendo que nós somos contra a medida provisória da regularização. Só que a nossa diferença é que a gente não fica falando palavras levianas, a gente faz. Soltamos o decreto que vai permitir a venda direta, que é uma reivindicação antiga da população, promovendo a regularização do Distrito Federal.

 

Mas tem mais. Essa semana nós também lançamos o decreto que vai regularizar os puxadinhos da Asa Norte, lá no Plano Piloto. Já tínhamos feito da Asa Sul. Também muitos governos passaram, é um problema de 20 anos ou mais, e não resolveram. E o nosso governo está resolvendo. E agora, coordenado pelo secretário de Cidades, nós vamos regularizar os puxadinhos de todas as cidades de Brasília. Mas não é só isso. Essa semana vocês acompanharam na televisão a demolição de um prédio abandonado na Guariroba em Ceilândia, que o pessoal chamava de batcaverna, que era um local de esconderijo de marginais, que há mais de 25 anos a comunidade reivindicava a demolição. Também muitos governos passaram e não fizeram e nós fomos lá e demolimos, aquele prédio não existe mais. E hoje nós estamos retirando os entulhos.

 

Então, eu quero dizer aqui para vocês duas coisas. Em relação à creche, eu não tenho nenhuma alegria maior no governo do que inaugurar creche. É uma delícia, a gente sabe que está fazendo uma coisa boa para as famílias, boa para as crianças. E eu quero tranquilizar as mães aqui presentes: nós já estamos licitando a entidade que vai coordenar a creche, que vai desenvolver os trabalhos da creche para que ela possa ser aberta. Então, em breve nós teremos essa creche em funcionamento para a comunidade do Areal.

 

Em relação ao albergue, na semana passada, lá na QNR, atendendo uma reivindicação da comunidade, nós transformamos o que seria um albergue em uma escola para atender especialmente educação infantil, crianças de 4 e 5 anos, ali da QNR, do Trecho 3 do Sol Nascente, e também educação de jovens e adultos à noite, que era uma reivindicação muito grande. O albergue aqui do Areal já está em funcionamento há muitos anos. O que nós vamos fazer? Nós estamos fazendo, e devemos iniciar esse processo agora em junho, um chamamento para credenciar entidades que possam fazer esse acolhimento a essas pessoas que precisam do apoio do estado, essas pessoas que estão em situação de rua, nós também temos que pensar nessas pessoas. Qual é o nosso objetivo? Nós entendemos que é mais adequado que o acolhimento seja feito em unidades menores, em unidades descentralizadas, nas diversas regiões do Distrito Federal. Em lugares onde essas pessoas possam realmente ser acolhidas, tenham lugar para tomar banho, para fazer refeições, para dormir. Quando esse processo estiver concluído, e a gente tiver um conjunto de casas descentralizadas, o que não vai demorar, eu espero que esse processo seja concluído lá pelo mês de setembro, aí nós teremos condições de fazer a desativação do albergue, a transformação do albergue em uma escola, em um posto de saúde ou em um outro equipamento público. Então, eu quero dizer a vocês que nós vamos levar essa reivindicação, vamos trabalhar nela com muita seriedade para que a gente possa atender as duas coisas: os moradores de rua que precisam de acolhimento       e a reivindicação da comunidade do Areal.

 

E quero dizer à comunidade de Arniqueiras que nós vamos cobrar agilidade do Ibram no projeto de regularização para que a gente possa avançar, porque eu tenho esse compromisso com a comunidade de Arniqueiras. Nós queremos um 
Distrito Federal legal, regularizado. E é por isso que o nosso governo já entregou 26 mil escrituras. Nem um governo antes do nosso entregou esse número de escrituras. E vamos entregar muito mais. Um grande abraço e um bom dia a todos. 

 

            

Mais informações

Assessoria de Imprensa do Governador

Gabriella Furquim – 99242-8134 / 3961-4479

Agnez Pietsch – 99239-3863 / 3425-4778


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »