19/11/2021 às 08h07min - Atualizada em 19/11/2021 às 08h07min

Como tirar a 2ª via da Carteira de Identidade sem sair de casa

A iniciativa da Polícia Civil do Distrito Federal é reduzir as filas e os agendamentos para a obtenção do documento pessoal

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou, nesta quinta-feira (18/11), novo serviço que facilitará a emissão da segunda via da Carteira de Identidade pela internet. A iniciativa visa dispensar filas e agendamentos para a obtenção do documento.
 
O “2ª Via Fácil” acaba de ser inaugurado no site da corporação. A nova solução foi desenvolvida pela Divisão de Tecnologia (Ditec/DGI) da PCDF a partir da demanda apresentada pelo Instituto de Identificação (II/DPT).
 
O procedimento é realizado on-line, de modo simples e intuitivo. O cidadão acessa o site da PCDF, solicita o documento, escolhe em qual unidade deseja fazer a retirada, gera o boleto para pagamento da taxa de R$ 42 (emissão de 2ª via), aguarda a compensação do pagamento e acompanha o status do pedido.
 
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a principal vantagem está na dispensa do comparecimento pessoal para atendimento, exceto para a entrega do documento emitido, o que ocorre no local escolhido pelo cidadão.
 
Requisitos para utilizar o “2ª Via Fácil”:
 
1. Ter Carteira de Identidade civil expedida no DF, com data de expedição inferior há três anos;
 
2. Ser brasileiro(a) nato(a);
 
3. Ter mais de 16 anos;
 
4. Os dados de nome, filiação, estado civil, data de nascimento e naturalidade não terem sido alterados nos últimos três anos;
 
5. Retirar pessoalmente a carteira na unidade escolhida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »