07/12/2021 às 06h46min - Atualizada em 07/12/2021 às 06h46min

Justiça decide manter “Novo Lázaro” preso após audiência em Goiás

Caseiro de 21 anos continuará em cela isolada de Aparecida de Goiânia. Ele disse que não foi agredido, mas recebeu ameaças de presos

Goiânia – O autor confesso de uma série de homicídios em três estados, o caseiro Wanderson Mota Protacio, de 21 anos, continua preso no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, após decisão judicial desta segunda-feira (6/12) em audiência de custódia.
 
Wanderson se entregou no último sábado (4/12), após seis dias de buscas pela polícia, que tentava capturá-lo desde que matou a companheira grávida, a enteada de 2 anos de idade e um fazendeiro em Corumbá de Goiás, a 130 quilômetros de Brasília.
 
A audiência de custódia, que poderia dar liberdade para o preso, ocorreu de forma virtual, já que ele está preso em Aparecida, a juíza Aline Freitas é de Pirenópolis e a promotora Melissa Sanchez é do fórum de Goianápolis. O promotor de Corumbá está de férias.
 
Durante a audiência, Wanderson disse que não sofreu qualquer tipo de maus-tratos. No entanto, contou que ouviu ameaças de outros presos, mesmo estando em cela separada. A administração dos presídios goianos vai receber um ofício para garantir a integridade do detento.
 
Após audiência, a magistrada decidiu manter a prisão temporária de Wanderson e negou o pedido de transferência para Corumbá de Goiás, já que a cadeia da cidade não tem estrutura para garantir a segurança dele. O inquérito da Polícia Civil que apura os três últimos homicídios atribuídos ao caseiro será remetido ao judiciário após conclusão.
 
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou o sigilo de todos os processos criminais relacionados a Wanderson, inclusive uma tentativa de homicídio com facadas em dezembro de 2019. Em relação aos últimos crimes, a juíza justificou a necessidade do sigilo para resguardar a intimidade de uma das vítimas, a mulher do fazendeiro assassinado, que sofreu uma tentativa de estupro.
Rendido após buscas
 
Após seis dias de buscas, entre os municípios de Corumbá de Goiás, Alexânia, Abadiânia e Gameleira de Goiás, Wanderson se entregou em um posto da Polícia Militar, na manhã do último sábado (4/12), em Gameleira de Goiás, a cerca de 100 km de Goiânia.
 
Chamado de “Novo Lázaro” por agir de forma semelhante a Lázaro Barbosa, 33, chegou à fazenda de um casal na zona rural de Gameleira de Goiás, por volta das 6h da manhã e teria apontado um revólver pela janela. No entanto, a moradora Cinda Mara, o acolheu.

 
Cinda ofereceu água, comida e roupas limpas, já que Wanderson estava sujo, molhado e com frio. A dona da fazenda e o marido ainda teriam feito um trabalho de convencimento para que o foragido se entregasse à polícia.
 
O criminoso foi levado pelos donos da fazenda à cidade, onde se entregou e foi detido pela Polícia Militar. Wanderson acabou encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia em Anápolis, onde prestou depoimento e confessou os crimes cometidos.
Outros crimes
 
Além de falar sobre as mortes em Corumbá, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, informou que Wanderson também confessou outros crimes, como a tentativa de feminicídio contra uma ex-companheira em 2019, o envolvimento no homicídio de um taxista em São Gotardo (MG) e outro crime no Maranhão, quando ainda era menor de idade.
 
“Ele confirmou tudo, confirmou as mortes em Corumbá, confirmou a tentativa [de feminicídio], já tinha confirmado, tanto que chegou a ser preso na época, confirmou também o latrocínio lá em Minas Gerais e confirmou agora uma coisa que a gente só suspeitava, um homem que ele matou no Maranhão. É um criminoso contumaz”, disse o secretário à TV Anhanguera.
 
Ainda de acordo com o chefe da pasta de Segurança, Wanderson afirmou em depoimento que, no último sábado, começou a discutir com a companheira após ela ter uma crise de ciúmes. Ele a matou com facadas. Depois, com a mesma arma, deu um golpe fatal no peito da enteada de 2 anos de idade.
 
Depois, foi até a casa do fazendeiro, que ficava ao lado de onde ele trabalhava, e o matou com o tiro na nuca. Ele disse que assassinou Roberto para roubar o veículo dele. Quanto a morte da enteada, o assassino não soube explicar.
 
“Ele não consegue explicar a morte da criança só disse que na hora da briga, ela [esposa] pegou uma faca, enfim, que a criança viu tudo, que ele ficou ‘cego’ e matou a criança também”, afirmou o secretário. Porém, segundo Miranda, os detalhes do caso só serão concluídos ao final das oitivas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »