20/12/2021 às 15h28min - Atualizada em 20/12/2021 às 15h28min

Ibaneis diz que foco em 2022 será na Saúde e geração de empregos

Ibaneis Rocha nomeou, nesta segunda-feira (20/12), 296 servidores da carreira socioeducativa da Secretaria de Justiça e Cidadania

Com a perspectiva de controle da pandemia da Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prevê um 2022 melhor do que 2021. Segundo o chefe do Executivo local, o governo vai focar na recuperação da Saúde Pública e na geração de empregos.
 
O emedebista fez a declaração durante a nomeação de 296 servidores da carreira socioeducativa da Secretaria de Justiça e Cidadania, na manhã desta segunda-feira (20/12), no Palácio do Buriti.
 
Segundo Ibaneis, as decisões do governo durante a pandemia minimizaram os prejuízos. “Isso nos dá a condição, hoje, de ter a esperança de um 2022 ainda melhor. Um 2022 com geração de emprego e renda. E um 2022 com mais Saúde. Porque ela foi extremamente afetada pela pandemia”, pontuou o governador.
 
Segundo Ibaneis, para conter a pandemia, a rede pública deixou de atender a inúmeros pacientes, especialmente nos procedimentos eletivos. O DF chegou a ter 800 leitos dedicados para Covid-19. “Estamos dispostos. E vamos entrar 2022 trabalhando firme para recuperar a Saúde do DF”, prometeu. “O ano de 2022 vai ser um grande ano para a população do DF”, reforçou.
Projeto Reiniciar
 
Para Ibaneis, o serviço socioeducativo também é um investimento indispensável. O DF trabalha na recuperação de 3 mil jovens em nove unidades de internação.
 
Desde 2019, o governo nomeou 702 servidores para a pasta. O novo grupo de nomeados é constituído por agentes, técnicos e especialistas aprovados em concurso de 2015. Ibaneis pretende nomear os aprovados remanescentes em 2022. Após as nomeações, o emedebista espera ter condições para lançar novo concurso público para a Justiça.
 
Entre os recém-nomeados há profissionais especializados em pedagogia, serviço social, administração, contabilidade, estatística, psicologia, direito, educação física, artes cênicas, música e artes plásticas.
 
Os novos servidores reforçarão o Projeto Reiniciar, lançado na mesma data. A ideia é centralizar, em um único programa, todas as ações de socioeducação desenvolvidas no DF, em áreas como saúde, alimentação, educação e profissionalização. Uma das prioridades da ação é pavimentar a política de inclusão produtiva para os socioeducandos.
 
Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a iniciativa é um pacote de ações para a valorização dos servidores. A pasta de Justiça lançará a Escola Distrital de Socioeducação. O objetivo é promover a formação inicial e continuada dos servidores, além de estimular a pesquisa, a produção científica e os estudos. “Criança e adolescente são prioridade absoluta do Estado. E a gente tem de preparar os nossos servidores”, comentou.
 
Os egressos serão acompanhados em atividades culturais, esportivas, cursos de capacitação profissional, acompanhamento escolar e psicossocial. De acordo com Passamani, serão 360 jovens acompanhados por 12 meses. O governo investirá R$ 1,6 milhão para ajudar os jovens na reconstrução de suas vidas. Eles receberão uma bolsa-auxílio de R$ 400. “A gente quer que eles rompam com o ciclo do ato infracional. E que reescrevam uma nova história, dando oportunidade”, afirmou Passamani.
 
Outra ação é o programa “Em Casa com Dignidade”, que distribuirá 10,5 mil cestas básicas às famílias dos adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício será oferecido por seis meses.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »