Criticado por não visitar as regiões afetadas pelas chuvas na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou, nesta quinta-feira (30/12), um vídeo no qual mostra que sobrevoou outros seis locais atingidos por desastres naturais durante o seu governo.
O vídeo começa destacando que Bolsonaro “sempre visitou e prestou apoio imediato aos locais que foram atingidos por desastres naturais”. O primeiro deles foi em 26 de janeiro de 2019, na ocasião do rompimento de barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Em 30 de janeiro de 2020, foi aos locais atingidos por fortes chuvas em Belo Horizonte, Contagem, Raposos, Ibirité e Sabará, também em Minas.
Em 4 de julho de 2020, Bolsonaro sobrevoou Florianópolis, em Santa Catarina, atingida por um ciclone. Em 19 de dezembro de 2020, foi novamente à capital catarinense, devido às chuvas.
Neste ano, em 24 de fevereiro, o vídeo mostra Bolsonaro sobrevoando o local atingido por enchentes em Madureira, no Acre, e, em 12 de dezembro, as cidades de Eunápolis, Itamaraju Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba, na Bahia.
De férias desde o último dia 17 de dezembro, o chefe do Executivo federal já esteve no Guarujá, em São Paulo, e atualmente está em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Alguns ministros já estiveram na Bahia, mas o presidente vem sofrendo críticas por não ter ido ao local ainda. Constrangidos, auxiliares de Bolsonaro tentam justificar a ausência.
As chuvas na região sul da Bahia deixaram, até o momento, 24 mortos, 434 feridos e 91 mil desabrigados ou desalojados. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência.
Nesta quinta-feira, Bolsonaro visitou o parque temático Beto Carrero. Segundo o NSC Total (MG) , ele chegou ao parque por volta das 11h e foi assistir ao espetáculo “Hot Wheels Epic Show!”, com carros que fazem manobras em alta velocidade.