08/01/2022 às 16h52min - Atualizada em 08/01/2022 às 16h52min

Rocha desaba em Capitólio (MG) e atinge lanchas; duas mortes foram confirmadas

Segundo tenente Pedro Aihara, dos Bombeiros, havia por volta de setenta pessoas fazendo turismo na região

O desabamento de uma rocha sobre lanchas na região de Capitólio, em Minas Gerais, deixou ao menos dois mortos no começo da tarde deste sábado (8).
 
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um grande bloco de pedras desaba na água. O incidente teria começado com uma “cabeça d’água” na região dos cânions, provocando o desabamento de pedras e estruturas rochosas, que atingiram ao menos três embarcações — 2 afundaram.
 
O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de MG, confirmou que dois homens, ainda não identificados, morreram.
 
Pelo menos 32 ficaram feridos nesse acidente. Entre eles, 23 pessoas foram atendidas na Santa Casa de Capitólio com ferimentos leves e já foram liberadas. Outros dois feridos, com fraturas expostas, estão sendo atendidos na Santa Casa do município de Piumhi.
 
Três feridos estão sendo tratados na Santa Casa da cidade de Passos, mas não há informações do estado de saúde delas. Por fim, quatro vítimas estão sendo tratadas na Santa Casa de São João da Barra, com ferimentos leves.
 
O tenente diz ainda que havia por volta de setenta pessoas fazendo turismo na região.
 
Além do Batalhão de Operações Aéreas, mergulhadores já estão atuando no local.
 
Aihara explica que há riscos de novos desabamentos, já que há rochas sedimentares na região. “É possível que haja novos acidentes, porque a água das chuvas penetra nas rochas, que têm menor resistência à ação da água e de vento”.
 
Muito procurada por turistas, a região de Capitólio tem cânions naturais, águas boas para navegação e diversão aquática. Além disso, a região é próxima de áreas urbanas, onde há estrutura de hotéis, pousadas e casas de veraneio para atender a demanda dos visitantes.
 
A recomendação do tenente é que, num momento de fortes chuvas, as pessoas mantenham distância segura de estruturas rochosas. “Essa  recomendação pode ser reavaliada após análise dos bombeiros”, diz.
 
A Marinha instaurou inquérito para investigar o acidente. Em comunicado, a Marinha informa que a Delegacia Fluvial de Furnas deslocou imediatamente equipes de Busca e Salvamento para o local para prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio e no auxílio de outros órgãos que atuam no local.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »