27/01/2022 às 05h54min - Atualizada em 27/01/2022 às 05h54min

Maternidade abre sindicância e diz que mãe raptou bebê por medo de perder a guarda

Em nota oficial, a Maternidade Cândido Mariano diz que investiga o caso e que notificou PM e órgãos de atendimento à criança

TOPMÍDIA NEWS

A Maternidade Cândido Mariano abriu sindicância para apurar o caso em que uma mulher invadiu o hospital e fugiu com o filho dentro de uma bolsa, no último domingo (23). O objetivo é promover mudanças e melhorias na unidade.

Em nota, a maternidade diz que a mãe do bebê é usuária de drogas e que passou pelo serviço psicossocial durante o atendimento no local. Segundo a assessoria, a paciente temia perder o filho e, por isso, tomou a atitude errônea.

Ainda, a Cândido Mariano diz que, ao verificar a fuga da mãe com o bebê, imediatamente acionou a PM (Polícia Militar) e comunicou órgãos de proteção à criança como o Conselho Tutelar e Ministério Público. 

 

O caso

Segundo denúncia, o bebê recém-nascido estava internado em tratamento, inclusive com uso de sonda. A mãe teria chegado até a Ucin (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal), e praticamente raptado o próprio filho, já que o bebê ainda não havia recebido alta médica.

A mulher chegou a entrar em um carro de aplicativo, mas o motorista estranhou o choro vindo de dentro da bolsa e a questionou. Ela teria desembarcado do carro e sumido logo em seguida.

Foi o motorista que avisou a maternidade sobre o caso, descoberto pelos funcionários posteriormente.

 

Entrada na Santa Casa

Em contato com a assessoria de comunicação da Santa Casa, foi dito que “o bebê deu entrada, dia 24/1, às 19h45, na Santa Casa. E devido a sua condição social mais informações não poderiam ser dadas.”

Segundo o hospital, o caso foi notificado à promotoria.

 

Veja a nota da Maternidade na íntegra:

"Esta maternidade vem através deste comunicar fato ocorrido com paciente na Unidade Neonatal, no dia 23/01/2022, às 21h. 
Paciente em questão se trata de mulher Gesta V, com antecedentes sociojurídicos sendo usuárias de entorpecentes, segundo denúncias relatadas após sua entrada nesta maternidade. Genitora sendo usuária foi iniciada através do Serviço Psicossocial da instituição, os atendimentos e cuidados necessários com caso. 
Fato que causou preocupação e medo por parte da paciente, no qual tendo ciência das condutas jurídicas cabíveis. Paciente diante de temor de perder seu quarto filho, como ocorreu com seus filhos mais velhos, que estão sob os cuidados da avó materna, teve tal atitude de evadir desta Maternidade. 
A maternidade tem protocolos de cuidados e segurança com o paciente. Foi iniciada uma sindicância interna para caso, para as devidas averiguações, mudanças e melhorias, assim que for identificado.
Ressaltamos que a maternidade não tem faz revista de pertences dos pacientes, fato este é impeditivo a esta qualquer órgão de saúde, e ainda declaramos que imediatamente com verificação da evasão, foram acionadas a Polícia Militar, feito boletim de ocorrência, e comunicados aos órgãos de atendimento e proteção à criança, Conselho Tutelar e Ministério Público. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »