27/01/2022 às 21h12min - Atualizada em 27/01/2022 às 21h12min

O ícone vai voltar!

Wasny de Roure, um dos maiores ícones da Política do Distrito Federal deve voltar ao cenário eleitoral com força total.

Vital Furtado/Hugo Gutemberg

Sabemos que uma das cidades que nutre grande admiração por Wasny, sem dúvida é Santa Maria.
 
Agora compondo os quadros do PDT, notadamente, Wasny de Roure, pelo seu histórico de vida pública e pelo legado que entregou para o Distrito Federal, tem uma atuação vasta em várias cidades. Sendo uma de suas características que mais agradam o seu eleitor é o fato de que o ex-deputado nunca fez de nenhuma cidade do DF o seu reduto, ou melhor, sua fazenda eleitoral, bancando um papel de dono ou “coronel” de cidade, fato esse que infelizmente ocorre com frequência por essas bandas. Ao contrário dessa tendência nefasta e ultrapassada, Wasny atuou em todas as Regiões Administrativas, fazendo amigos, e mostrando qual é o verdadeiro papel de um Deputado Distrital, que é servir à todo o Distrito Federal e não ser servido por uma política retrógada de favorecimento pessoais e coronelismo. O eleitor de Brasília conhece Wasny, porém não só pela sua forte atuação no legislativo, mas também como Secretário de Estado e membro do Executivo Local ainda nos anos noventa quando esteve no governo.
 
 
Os moradores tradicionais de Santa Maria lhe têm um carinho especial pois teve uma atuação parlamentar muito ligada a cidade. Wasny conhece como poucos o histórico de construção de toda a região, principalmente no tocante as questões urbanísticas, no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e de infra-estrura e, principalmente, pela sua performance junto as áreas de maior vulnerabilidade social como nas áreas da Vila dos Carroceiros, Condomínio Porto Rico (Setor Habitacional Ribeirão) e Residencial Santa Maria. Destaco aqui também a notória sensibilidade que sempre teve na área da educação, investindo recursos por meio do PDAF em diversas escolas da nossa cidade.
 
 
Como se sabe, a comunidade de Santa Maria amadureceu muito politicamente e está buscando pessoas de confiança, ilibadas, e que saiba realmente qual é o papel de um deputado distrital, enfim, um nome para receber o chamado voto seguro. Dentro desse preceito, Wasny tem credibilidade para pedir e conseguir votos conscientes na cidade de Santa Maria.
 
 
Voltando na história da cidade, o enlace Wasny e Santa Maria se iniciou no Governo Petista sob o comando do Governador Cristóvam Buarque, por ocasião da ocupação das ACs 219, 319 , 419 e 519, cujas quadras deram origem ao, atual, Setor de Oficinas.  
 
 
Relembrando o fato, após a ocupação da área, o Executivo local requisitou a força da Polícia Militar e queria a todo custo a desobstrução da área, porém, Wany de Roure na condição de deputado distrital pela mesma sigla, apelou para que a questão fosse resolvida democraticamente, com diálogo e não pela força, oportunizando aqueles ocupantes que se formalizassem como verdadeiros empreendedores pioneiros da cidade.
 
 
Sem sombra de dúvida, esse foi o pontapé inicial no qual surgiu essa relação de grandes e oportunos momentos que marcaram a história da cidade. A primeira grande ação foi essa da ADE de Santa Maria, podemos dizer que foi um momento primário, mas, existiram outros episódios importantes no decorrer desses quase 30 anos de Santa Maria, tais como: A elaboração do Decreto de implantação das primícias urbanísticas da Quadra Central definindo as destinação de uso das áreas da QC1, QC 2 e QC 3.
 
 
Em 2011, nas discussões do PDOT e no início da elaboração da Lei de Ocupação do Solo - LUOS, ainda durante a realização da Conferência Extraordinária das Cidades, Wasny disponibilizou equipe de apoio e deu todo suporte para que a Lei de Uso e Ocupação do solo, no que se refere a cidade de Santa Maria, contemplasse os principais anseios da comunidade.
 
 
Nesse trâmite foram quase 10 anos de trabalho, sendo que enquanto deputado distrital, até o momento da aprovação da LUOS ele sempre ajudou de todas as formas, incluindo a disponibilidade de equipe técnica, e hoje o fantástico produto desse longínquo trabalho pode ser visto por todos os moradores, nas grandes obras e nos grandes empreendimentos que estão sendo erguidos na cidade pela iniciativa privada. O então, deputado Wasny de Roure junto a nomes engajados na cidade trabalhou de forma incessante para uma verdadeira revolução urbanística em Santa Maria (Na elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo de Santa Maria, comandado por Hugo Gutemberg, participaram: Antonio Alã, Pedro Rodrigues, Jorge Alexandre, Raimundo Preto e Robson).
 
 
Além dessas ações urbanísticas e de cunho social, o Deputado colaborou com diversas outras bem feitorias, como: Implantação de PECs, Parques e outras numerosas obras de infraestrutura urbana e pequenas intervenções, apresentando uma forma de fazer política diferente, um jeito de quem realmente entende a visão do bom vizinho. Analisando esse conjunto da obra de Wasny de Roure, ele pode ter a certeza de que no momento oportuno, a população em geral, as pessoas que tem compromisso com o bom trabalho, terão uma boa opção para estar ao lado de um verdadeiro trabalhador nessa caminhada eleitoral, ou seja: na marcha para 2022, podem ter certeza que Wasny estará a disposição e bem acompanhado.
 
 
Participação de Wasny na Vicinal 371.
Wasny de Roure teve participação fundamental nas primeiras intervenções urbanísticas no que diz respeito a Vicinal 371, que lá trás era uma estrada que necessitava de urbanização, pleito de muita briga junto ao DER para a implantação das duas demandas principais que eram o ASFALTO e a ILUMINAÇÃO PÚBLICA. A questão do asfalto foi atrasada, à época, por questões ambientais e não avançou a contento, mas, quanto a iluminação pública, Wasny atendeu com louvor junto a CEB e Administração Regional naquele período, sendo a iluminação da Vicinal 371 a primeira obra de urbanização e de infra estrutura urbana naquele local, atendendo a um pleito antigo dos moradores do Total Ville e do Setor Meireles.

Momentos de Wasny em Santa Maria


 
Com os Oficineiros na  invasão da área- Maio de 1995

Inauguração do Setor de Oficinas- Agosto de 1997


Com Carroceiros em seu gabinete - 06/11/2017

Na Vila dos Carroceiros - 10/11/2017

 
No entender de grandes lideranças da cidade, a obra de Wasny de Roure, que por sinal é uma das obras mais vastas que um deputado já fez por Santa Maria, contando ainda que ele tem repertório não só aqui na cidade, mas, em toda Brasília. Contudo, falando apenas de nossa cidade, Wasny não está vindo buscar retorno e nem pagamento pelos seus serviços prestados, além de não estar na condição de invasor de território político, uma vez que ele é um cidadão do Distrito Federal com grande participação dentro da cidade, uma participação que se corrobora pelo histórico que ele construiu ao longo desses 30 anos de Santa Maria e que não foi uma ação pontual, mas, uma verdadeira história de trabalho que vem há décadas sendo remontado. Ou seja: ele criou laços de amizades com diversos moradores, tem serviços prestados e possui currículo para entrar e sair da cidade tranquilamente, porque aqui ele deixou milhares de portas abertas para quando precisar voltar.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »