O homem que sugeriu, em uma publicação nas redes sociais, envenenar o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante viagem ao Nordeste, programada para esta semana, foi ouvido pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (7/2).
Identificado como Bismarck Victor Diniz, o publicitário recebeu agentes da PF em sua casa, no município de Caicó, no Rio Grande do Norte.
“Quem será que vai fazer o serviço de colocar veneno?” Faz falta alguma. É até um serviço de bem pra sociedade”, escreveu o homem.
No depoimento, Bismarck disse à PF que não tinha intenção de fazer mal ao presidente e que a publicação foi “impensada”.
Na tarde desta segunda, durante conversa com apoiadores, no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro comentou o caso.
“Nas redes sociais tem um blogueiro do Rio Grande do Norte dando uma dica lá de como me envenenar. Já foi localizado, já foi autuado. Teve um tempo atrás um cara que queria me furar numa churrascaria. Agora, a tranquilidade de quando um cara que fala que vai fazer e não faz. A preocupação é com quem não fala nada”, disse.
Agenda no Nordeste
Nesta terça (8/2) e quarta-feira (9/2), o chefe do Executivo federal fará um giro pela região. Ele deve visitar quatro estados: Ceará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O Nordeste é a única região em que Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, o ex-capitão conquistou 30% dos votos, enquanto o petista teve 69%.
De acordo com um levantamento do Metrópoles, Bolsonaro mais que triplicou viagens aos estados do Nordeste. O movimento é visto como uma tentativa do mandatário de melhorar sua imagem na região que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas. Com estratégias definidas, Bolsonaro busca conseguir mais apoio na região, reduto eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No ano de estreia no comando do Palácio do Planalto, Bolsonaro visitou o Nordeste em apenas cinco oportunidades. Em 2020, mesmo durante a pandemia, ele mais que dobrou as viagens para a região e acumulou 12 visitas em estados nordestinos. Já no ano passado, o presidente esteve 19 vezes na localidade, segundo registros oficiais.