O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma nova convocação aos brasileiros que não se vacinaram com a dose de reforço contra a Covid-19. De acordo com o titular da pasta, o Brasil é um dos países pioneiros na aplicação da terceira dose.
“Ainda falta aplicar a dose de reforço em cerca de 32 milhões de brasileiros e eu tenho feito um aviso reiterado, um chamamento reiterado para que as pessoas busquem as salas de vacinação para a aplicação da dose de reforço”, reforçou Queiroga, em entrevista.
Questionado sobre o ritmo da vacinação de crianças contra a doença, o ministro afirmou que 30% do público de 5 a 11 anos já foi imunizado. “A vacinação infantil caminha em um ritmo diferente da de adultos, mas o Brasil caminha bem”, explicou.
Queda nos casos da Ômicron
Queiroga reafirmou a queda recente no número de casos de Covid causados pela Ômicron. “Tivemos uma queda nos últimos dias de 30% no número de casos. Nas próximas semanas vamos assistir também a uma queda no número de óbitos”.
Os próximos 60 dias serão essenciais para a redefinição do cenário epidemiológico no país. “Discutimos com a área técnica o melhor momento para fazer essa flexibilização, como o rebaixamento de pandemia para endemia e passar uma mensagem segura para a população brasileira”, afirmou.