03/03/2022 às 07h43min - Atualizada em 03/03/2022 às 07h43min

Tropas russas prometem saída segura de moradores em fuga de Kiev

Militares vão oferecer estrada "aberta e vazia" para habitantes chegarem a Vasylkiv. A cidade, no entanto, também está sob ataque

Tropas russas vão permitir que habitantes de Kiev deixem a cidade ucraniana de forma segura em direção a Vasylkiv, distante cerca de 40 km. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (2/3) pelo major-general Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo.
 
“Não haverá obstáculos do exército russo para a saída da população civil”, disse Konashenkov em um programa de TV no canal Rossiya 24.
 
Na segunda-feira (28/2), o porta-voz fez o mesmo anúncio, afirmando que a estrada para Vasylkiv estava “aberta e segura”. Vasylkiv, no entanto, é alvo de ataques desde o início do conflito, na última quinta-feira (24/2).
 
Avanço russo
Para viabilizar a tomada de poder pelo Exército do presidente Putin, a Rússia intensificou a ação de suas tropas e já pressiona ao menos 16 cidades ucranianas. Essas províncias sofrem bombardeios massivos.
 
Nas últimas horas, Kiev, Kharkiv, Kherson e Mariupol enfrentaram as situações mais dramáticas. Civis são o alvo da ação militar, e a Ucrânia já fala em 2 mil mortos.
 
O Exército russo ampliou o megacomboio que cercará Kiev, capital ucraniana e centro do poder do país. As tropas, que cobrem uma extensão de 64 quilômetros, aproximam-se da cidade.
 
O megacomboio é formado por tanques, peças de artilharia, veículos de transporte, contêineres com armas e outros equipamentos de logística militar. O grupo está ao redor do aeroporto de Antonov, distante 25 quilômetros do centro de Kiev.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »