Nesta semana, menos de um mês após a data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, foi lido em plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o projeto de lei (PL 2540/22), de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), que institui a Política Distrital de Educação Preventiva contra a Hanseníase e de Combate ao Preconceito no DF. Trata-se de mais um instrumento de política pública contra a hanseníase e combate ao preconceito no DF.
De acordo com Robério, a hanseníase é carregada de preconceito e discriminação. “Isso, infelizmente, ocorre por falta de informação correta, e o preconceito é um dos obstáculos na luta contra a doença”, afirma.
O projeto do deputado aponta que a hanseníase está inserida no grupo de doenças tropicais negligenciadas, “sendo necessária a capacitação de profissionais e o autocuidado, com ações desde a atenção básica até os centros de referência, suprindo, dessa forma, lacunas na formação de profissionais que atuam diretamente com doenças que atingem as pessoas mais vulnerabilizadas”. Isso porque, segundo o texto, os cursos de saúde abordam cada vez menos sobre a doença.
O deputado ressalta, ainda, que o preconceito e a falta de informação também dificultam a eficácia da cura. “Falar sobre a hanseníase com o propósito de desmistificar o tema contribui significativamente para a diminuição da resistência ao tratamento médico”, defende Robério.