Pela primeira vez, o prefeito de Aparecida de Goiânia e principal nome de oposição ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (sem partido), anunciou seu nome como pré-candidato ao cargo, diante da presença de mais de 500 lideranças políticas de todo Estado, em encontro promovido pela Associação Goiana de ex-prefeitos.
Gustavo Mendanha lembrou das realizações em Aparecida para justificar o que pode ser feito no Estado e fez duras críticas ao governo estadual, que em sua visão está parado, sem avanços para os goianos, além de não ter cumprido promessas de campanha como a redução do ICMS dos combustíveis.
"Podemos avançar nos próximos anos se tivermos uma gestão participativa, que dialoga para entender os problemas que assolam os goianos" declarou Gustavo, conclamando que todos se tornem soldados nesta luta.
O evento gestão inteligente e político do Estado foi organizado pela Agexp, presidido por Ronan Batista, em uma demonstração de união do grupo de oposição em apoio ao nome de Gustavo Mendanha.
Acompanhado de entusiastas e da primeira-dama, Mayara Mendanha, Gustavo foi levantado pela multidão até a entrada do evento, que gritava em coro pelo seu nome. Os ânimos se mantiveram elevados pelo grupo em discursos acalorados em defesa da pré-candidatura de oposição.
Mayara Mendanha afirmou sua emoção pela energia do momento e conclamou os presentes a serem soldados do Gustavo Mendanha. "Vejo aqui o exército que fará o Gustavo governador. É assim que vamos devolver a auto estima do povo, ele trará soluções para aqueles que se sentem desprezados".
Entre os apoiadores estavam os deputados Magda Mofato (PL), Professor Alcides (PP), Paulo César Martins (MDB) Claudio Meireles (Agir) , Sergio Bravo (PROS), Humberto Teófilo (Sem partido), Max Menezes (MDB) e Major Araújo (Sem Partido).
Os deputados destacaram as características de Gustavo enquanto um político jovem, com ousadia para tirar Goiás de uma situação de marasmo, e explicaram que rejeitam o atual governador pelo descumprimento de promessas de campanha como a redução de ICMS, valorização do serviço público, entre outros. Por parte dos ex-prefeitos e ex-prefeitas, eles manifestaram contentamento pelo crescimento de Gustavo nas pesquisas.
O ex-prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, afirmou que enxerga em Gustavo a ousadia para pensar o agora e fazer o que deve ser feito. "Vamos unir forças de oposição em torno deste projeto".
Uma das lideranças do entorno, Sônia Chaves, criticou o distanciamento do atual governo, e por isso pediu que Gustavo Mendanha olhe com cuidado pela região. Uma maior proximidade entre o Estado e Municípios também foi cobrada pelo ex-presidente da Federação Goiana de Municípios, Divino Alexandre.
Gustavo Mendanha se tornou conhecido pelos feitos em Aparecida de Goiânia que garantiram uma votação expressiva nas eleições de 2021 - com 98.8% dos votos válidos -.
No próximo dia 31 (quinta-feira), Gustavo desincompatibilizará do cargo de prefeito de Aparecida para disputar as eleições, a partir daí, assume o cargo Vilmar Mariano (Podemos), atual vice-prefeito. "Com a confiança que o Gustavo tem em mim, ele pode focar na campanha política e na gestão, porque vou cuidar bem de Aparecida", afirmou.
Para o ato de desincompatibilização, Gustavo Mendanha sairá no final da tarde da Prefeitura de Aparecida em caminhada pelas ruas até a Câmara de Vereadores de Aparecida, onde assinará o documento de renúncia.
A definição partidária ocorrerá nos próximos 15 dias. Neste momento, as conversas continuam com vários partidos. Gustavo afirmou estar em busca de uma chapa que represente os presentes: "Aprendi a fazer política assim, com dialogo".
Por Correio de Santa Maria, com informações da assessoria de Imprensa de Gustavo Mendanha