14/03/2022 às 07h41min - Atualizada em 14/03/2022 às 07h41min

Ataque a prédio em Kiev deixa 2 mortos. Ucrânia e Rússia se reúnem nesta segunda (14)

Duas mortes foram confirmadas e três pessoas tiveram que ser hospitalizadas após ataque. Os dois países continuam conversas nesta segunda

Duas pessoas morreram e pelo menos três foram levadas a um hospital depois que um bombardeio russo atingiu um prédio residencial em Kiev, nesta segunda-feira (14/3). De acordo com as equipes de emergências ucranianas, pelo menos 63 moradores tiveram de sair do edifício e 15 necessitaram de atendimento no local. O ataque ocorre no mesmo dia em que mais uma rodada de negociações entre ucranianos e russos está marcada.
 
As autoridades do país afirmam que, às 7h40 (horário local), o socorro começou, enquanto às 7h58, o fogo foi extinto.
 
“Em 14 de março, às 5h09, o Centro de Coordenação Operacional da Direção Principal do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia em Kiev recebeu um relatório de um incêndio que eclodiu no distrito de Obolon da capital”, afirma o comunicado oficial.
 
Na descrição, as autoridades afirmam que, por causa de um projétil de artilharia, a escadaria do 1º ao 3º andar e a fachada do edifício, do 1º ao 9º andar, estavam parcialmente destruídas. Incêndios foram enfrentados em apartamentos dos 3º e 4º andares.
 
Uma fábrica de aviões, ao norte de Kiev, também foi atacada. Ainda não há informações exatas de vítimas.
 
No domingo (13/3), os russos iniciaram o 18º dia de guerra na Ucrânia com ataques aéreos ao Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança (IPSC). A base militar no distrito de Yavoriv, a cerca de 50 km a sudoeste de Lviv e cerca de 25 km da fronteira com a Polônia, foi alvo das tropas russas pouco antes das 6h de domingo (horário ucraniano). As autoridades afirmaram que 35 pessoas morreram no local, enquanto 134 ficaram feridas.
 
Negociações
No mesmo dia do bombardeio russo ao prédio residencial, as negociações entre os dois países continuam nesta segunda-feira (14/3). Ambos os lados mantêm o que os especialistas chamam de “otimismo cauteloso”. Mykhailo Podoliak, conselheiro presidencial ucraniano, confirmou que as tratativas vão ocorrer por videochamada.
 
 “Os grupos de trabalho estão em funcionamento constante. Na segunda-feira, 14 de março, será realizada uma sessão de negociação para alcançar os resultados preliminares”, escreveu Podoliak em um tuíte.
 
Segundo um texto do conselheiro no Telegram, a Rússia “está começando a falar de forma construtiva” e que o país invasor se encontra “muito mais sensível à posição da Ucrânia”.
 
Outros ataques
A Ucrânia emitiu alerta de ataque aéreo em, ao menos, 19 das 24 regiões do país no domingo (13/3). As informações são do jornal The Kyiv Independent. Diante dessa possibilidade, o governo ucraniano recomendou que os moradores seguissem para abrigos próximos imediatamente.
 
Ainda no domingo, o ministro da Saúde ucraniano, Viktor Lyashko, divulgou um balanço sobre os ataques a hospitais. Pelo menos sete centros médicos e 34 ambulâncias foram alvo de bombardeios russos.
 
Outra baixa desse domingo foi a do jornalista americano Brent Renaud, de 50 anos, morto na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev. Ele era conhecido por ser um cineasta com experiência na cobertura de diversos conflitos pelo mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »