O distrital José Gomes lançou oficialmente, nesse sábado (9/4), sua pré-candidatura a deputado federal. O parlamentar vai concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Partido Progressistas (PP). O evento de lançamento do nome de Gomes contou com a presença do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto (Avante) e de ex-administradores regionais.
Até 31 de março deste ano, a presença de José Gomes nas eleições de 2022 estava incerta. Ele havia sido condenado à perda de mandato por coação eleitoral. Uma gravação indicava que funcionários da empresa Real JG, da família do parlamentar, eram coagidos a votar no deputado.
No entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli suspendeu a condenação de inelegibilidade do distrital. A partir dessa decisão liminar, José Gomes ficou livre para concorrer a mais um mandato nas eleições de 2022.
Toffoli entendeu que a condenação criminal aplicada ao deputado pode ser impactada, futuramente, por um processo discutido no STF sobre a legalidade de escutas ambientais gravadas sem o conhecimento das partes.