11/04/2022 às 18h32min - Atualizada em 11/04/2022 às 18h32min

Robério Negreiros propõe programa educativo nas escolas para incentivar doações de sangue e medula óssea

Anderson Almeida
Assessoria de Comunicação do Deputado Robério Negreiros

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou um projeto de lei (PL 2689/22) que cria o “Programa Jovem Doador” para conscientizar os alunos do ensino médio da rede pública de ensino sobre a importância da doação regular de sangue e de medula óssea como um processo de salvar vidas. A ideia é que a Secretaria de Educação do DF, por meio da Diretoria de Ensino Médio e a Fundação Hemocentro de Brasília, fique responsável pelo planejamento e pela execução das ações educativas nas escolas.
 
Segundo o texto, as ações devem ocorrer durante a primeira semana do mês de fevereiro, no mês de junho (em que se comemora o Dia do Doador de Sangue) e na primeira semana do mês de novembro. O objetivo é aumentar o estoque de sangue e de medula óssea da Fundação Hemocentro de Brasília, a fim de atender ao grande aumento de demanda durante o período de Carnaval e de férias. 
 
Para Robério, ainda que o assunto tenha recebido destaque na grande mídia, ainda há muito a se fazer dentro desse contexto de captação de jovens doadores. “A chegada dos doadores aos serviços de hemoterapia se configura como etapa essencial para que se possibilite o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica”, destaca o parlamentar.
 
Ainda de acordo com o deputado, esse trabalho educativo na captação, despertando a consciência para a necessidade de doação de sangue e medula óssea, é fundamental. “Os esforços precisam ser conjuntos entre o governo e a sociedade para consolidar a doação como prioritária na vida das pessoas. E a intenção do nosso projeto é justamente pensar o real e criar estratégias de transformação”, esclarece.

 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »