"Estão desesperados, tentando desviar o foco das denúncias"
Joesley Batista garantiu a um interlocutor na noite de sexta-feira que entregou à PGR a íntegra do áudio que gravou com Michel Temer.
O arquivo não sofreu qualquer edição, disse o empresário, segundo a Época.
"Estão desesperados, tentando desviar o foco das denúncias. Estamos falando do presidente da República e gente de todos os partidos."
Que o diga André Singer, o porta-voz de Lula.
O gravador de Joesley
Joesley Batista, da JBS, usou um gravador especial para captar a conversa com Michel Temer, em março.
Segundo a Época, o aparelho "foi comprado para esse fim" e "passaria incólume por detectores de metais – Joesley temia ter que passar por um antes de falar com o presidente".
Mas a segurança do Jaburu para encontros clandestinos não é lá essas coisas.
A delação vai muito além do áudio
Um perito judicial contratado pela Folha disse o seguinte sobre o áudio de Joesley com Michel Temer:
"É como um documento impresso que tem uma rasura ou uma parte adulterada. O conjunto pode até fazer sentido, mas ele facilmente seria rejeitado como prova."
Os trechos de supostos cortes apontados por Ricardo Caires dos Santos, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em princípio não mudam a sequência lógica do diálogo, mas obviamente servem para Temer posar de vítima de uma conspiração.
A PGR, no entanto, não viu qualquer indício de edição, segundo a Época, muito menos uma que resultasse na manipulação do teor da conversa.
"Dois procuradores que participam do caso avaliam, reservadamente, que os ataques eram previsíveis, diante da magnitude e do alcance da delação. Frisam que a delação vai muito além do áudio; há todo tipo de provas – inclusive comprovantes de pagamento de propina."
Joesley tem gravação original de diálogo com Temer
O Antagonista apurou que Joesley Batista tem a gravação original do diálogo criminoso que travou com Michel Temer na noite de 7 de março.
Mas, se houve mesmo edição, por que Temer simplesmente não vem a público contar o que foi editado de sua conversa?