29/04/2022 às 09h24min - Atualizada em 29/04/2022 às 09h24min

DF terá 79 pontos de vacinação no Dia D contra a gripe e o sarampo

Vacinação inclui a proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, que causou surto de influenza no início do ano. Confira os postos

 
O Distrito Federal terá 79 pontos de vacinação no Dia D contra a gripe e o sarampo, programado para o próximo sábado (30/4). A campanha vai atender crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; idosos acima dos 60 anos, além dos grupos prioritários de vacinação. Os postos estarão abertos das 9h às 17h.
 
A campanha contra a influenza foi iniciada em 4 de abril. No DF, atende os idosos com 60 anos ou mais e crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses. No dia D, a imunização também chegará a gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
 
Também serão atendidas pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
 
O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, explica que a vacinação contra a influenza em 2022 inclui a proteção contra a variante Darwin do vírus H3N2, que causou surto de influenza no início de 2022. A expectativa é de que maior cobertura vacinal evite o aumento do número de casos. “Com mais pessoas vacinadas, o número de casos cai”, explica.
 
Os públicos prioritários também poderão procurar as unidades de saúde a partir de segunda-feira (2/5). Para o secretário adjunto, é fundamental garantir a proteção desses grupos antes da chegada do período de temperaturas mais baixas. “A vacinação começa nos meses de abril e maio, antes do inverno”, ressalta Pedro.
 
O público-alvo para a campanha de vacinação contra a influenza representa 1.086.550 pessoas no DF, e a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis até 3 de junho. Em 2021, a campanha atingiu 67,4% no prazo.
 
Sarampo
Também em evidência no dia 30, a vacinação contra o sarampo ocorre em um momento de baixa na cobertura vacinal e do risco de novos casos. “Um único doente com sarampo é capaz de infectar de 15 a 18 pessoas”, alerta o secretário adjunto de Assistência à Saúde.
 
Neste caso, devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 5 anos. O público-alvo no DF é de, aproximadamente, 182 mil pessoas, e a meta é vacinar 95% delas. A proteção contra o sarampo está disponível como vacinação de rotina nas unidades básicas de saúde.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »