19/05/2022 às 09h36min - Atualizada em 19/05/2022 às 09h36min

NEOENERGIA BRASÍLIA REALIZA MUTIRÃO DO “ENERGIA CIDADÔ NA COMUNIDADE DE ÁGUA QUENTE NO RECANTO DAS EMAS

Além de buscar sustentabilidade com a regularização de energia, programa oferece ações de cidadania, segurança e eficiência energética para a população


Brasília, 19 de maio de 2022 – Em mais uma iniciativa que busca oferecer segurança e sustentabilidade nas comunidades em que o fornecimento de energia está sendo regularizado, a Neoenergia Brasília realiza, neste sábado (21), em Água Quente, no Recanto das Emas, o primeiro mutirão do programa Energia Cidadã. A distribuidora também está levando uma série de ações complementares que buscam estimular o desenvolvimento econômico, social e ambiental da população.
 
O trabalho em Água Quente começou na última segunda-feira (16) e, ao longo de toda a semana, a concessionária realizou as primeiras ligações regulares de energia elétrica para as famílias do local. Nessa primeira etapa serão mais de 420 famílias beneficiadas com o fornecimento de energia regular, com qualidade, confiabilidade e segurança, saindo definitivamente da clandestinidade. No total, mais de 1.900 moradias serão regularizadas na região.
 
O Energia Cidadã está alinhado com o Programa Energia Legal, do Governo do Distrito Federal (GDF). “A distribuidora regularizou a energia para mais de 28 mil famílias no último ano, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população”, explica o diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian. “Desenvolvemos uma série de ações sociais que buscam, principalmente, a conscientização dos clientes para que tenham uma relação saudável com a energia elétrica e disponibilizamos inúmeros benefícios que ajudam a adequação da capacidade de pagamento da conta de energia ao orçamento doméstico das famílias”, completa.
 
O mutirão do Energia Cidadã traz ainda inúmeros outros benefícios. Os moradores do Recanto das Emas terão à sua disposição uma unidade móvel da Neoenergia Brasília no local. O evento vai oferecer todos os serviços técnicos e comerciais da distribuidora, como parcelamento de débitos, solicitação de danos elétricos, cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), troca de titularidade, ligação nova, entre outros.
 
O espaço contará ainda com uma tenda onde a população poderá participar de alguns programas de Eficiência Energética voltados para as comunidades carentes, como a troca de lâmpadas convencionais por modelos LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e, assim, economizar energia.
 
A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está voltada aos clientes residenciais, que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas. Para receber o kit de lâmpadas novas, os moradores residenciais ou rurais-residenciais devem residir na comunidade ou estarem cadastrados na TSEE – que concede até 65% de desconto na conta de energia. Para ter direito ao benefício, os clientes precisam atender aos critérios estabelecidos pela Aneel -, não possuir débitos com a concessionária, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).
 
Em outro espaço, profissionais da Neoenergia Brasília estarão à disposição da população com orientações gerais e de segurança. A distribuidora vai oferecer também palestras com temas relacionados à segurança e à Tarifa Social de Energia Elétrica.
 
A criançada também vai poder aproveitar o mutirão do Energia Cidadã. A concessionária montará uma área com cama elástica, algodão-doce e pipoca.
 
DIREITOS E DEVERES - Com a regularização do fornecimento de energia, os moradores passam a ter direito a todos esses benefícios, mas também passam a ter deveres junto à distribuidora. Isso sem falar no fato de que, agora, eles têm um comprovante de residência. Após anos de utilização da energia elétrica de forma irregular, os consumidores agora terão, entre outros, o dever de manter suas contas de energia, e demais obrigações para com a distribuidora, em dia.
 
“Todas as nossas ações buscam a transparência na relação com o cliente. Para ter acesso aos benefícios que a distribuidora oferece, eles precisam honrar o pagamento da sua fatura”, reforça o diretor-superintendente de Relacionamento com Clientes, Gustavo Álvares. “Não podemos deixar de lembrar que o furto de energia é crime e a distribuidora tem atuado fortemente no combate a essa prática em todo o Distrito Federal”, finaliza.


 
SERVIÇO
Mutirão do Energia Cidadã em Água Quente
Data: 21/05
Horário: 09h às 13h
Local: Quadra 01, lote 19, no Residencial Rocio, localizado às margens da DF-280, em Água Quente, no Recanto das Emas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »