23/05/2022 às 04h09min - Atualizada em 23/05/2022 às 04h09min

Motorista bêbado que atropelou 5 crianças no DF não tem CNH

Francisco Manoel da Silva, 53 anos, foi detido após atingir as meninas com idades entre 4 e 10 anos. Ele tentou fugir, mas foi alcançado

O motorista bêbado que atropelou cinco crianças na QNP 05, em Ceilândia, na tarde deste domingo (22/5), não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo informou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Francisco Manoel da Silva, 53 anos, foi detido após atingir as meninas com idades entre 4 e 10 anos e tentar fugir. Ele foi alcançado por um grupo de motoboys e, depois, preso em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal.
 
Por pouco Francisco não foi linchado por populares revoltados. Segundo a PMDF, houve tentativa de agressão, mas a corporação chegou a tempo de evitar.
 
Francisco recebeu voz de prisão e foi levado para a 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro). Conforme a PMDF, o condutor estava bêbado “por laudo de constatação” confirmado pelo Instituto Médico Legal (IML). Trata-se de exame atestado mediante sinais claros de embriaguez, mesmo quando há recusa da parte em assoprar o bafômetro.
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, todas as vítimas foram transportadas ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), mas três delas – uma de 4 anos e outras duas de 6 -, em função da gravidade dos ferimentos, acabaram transferidas para o Hospital de Base do DF (HBDF). Na hora do atendimento, os militares identificaram que elas tiveram traumatismo craniano e múltiplas fraturas pelos corpos.
 
As outras duas, ambas com 10 anos, apresentavam escoriações, estavam conscientes e orientadas.
 
Vizinhos se assustaram
Na rua, ainda havia objetos que as crianças carregavam na hora, como uma mochila cor de rosa. Os amassados no capô do Fox branco indicam que o impacto contra as crianças foi violento.
 
Vizinhos que ouviram o barulho do atropelamento relatam que o carro que atropelou as vítimas só parou alguns metros à frente, após motoboys impedirem o motorista de fugir. “Estávamos dentro de casa e ouvimos o barulho do carro batendo. Quando saímos para ver, as crianças já estavam no chão. Duas delas estavam bem graves caídas na pista. As outras estavam na calçada. Depois, o carro foi embora, mas uns motoqueiros cercaram ele ali na frente”, contou a dona de casa Elaine Azevedo, 37 anos, que mora em frente à pista em que ocorreu o atropelamento.
 
Segundo moradores, o acidente ocorreu por volta de 14h20. “Nos parece que ele não freou, porque se tivesse  freado, teríamos ouvido. Foi uma pancada muito forte”, comenta a promotora de vendas Milena Rabelo Campos, 32 anos. Ela estava na casa da irmã quando ouviu o barulho e saiu para ver. “Tinha outras crianças com elas. O mais velho estava chorando, gritando o nome de uma delas”, relata.
 
A autônoma Rosa Celestino Ramos, 42, amiga da família das vítimas, diz que as crianças iriam atravessar a rua, mas em uma faixa de pedestres. “Elas dão as mãos quando vão atravessar. Aí, iam passar e o carro veio e passou direto”, diz.
 
A polícia, no entanto, ainda apura se as crianças atravessavam pela faixa de pedestres. De acordo com Fernando Crisci, delegado de plantão da 15ª DP, caso tenha ocorrido na faixa, o crime será ainda mais grave.
 
Ainda conforme Fernando Crisci, o fato de Francisco não ser habilitado agrava sua condição. “Ele foi autuado por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, qualificada pela falta de habilitação para dirigir.”
 
Dentro do veículo, além de Francisco havia um irmão dele e um primo. O primo fugiu após o acidente. Já o irmão prestou depoimento. “Ele foi testemunha, estava no veículo e confirmou que, de fato, ele [o motorista] fez uso de bebidas. Diz que passou por uma lombada, tinha um carro na frente, ele foi tentar desviar desse carro e atropelou esse grupo de crianças”, explica o delegado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »