25/05/2022 às 17h28min - Atualizada em 25/05/2022 às 17h28min

Robério solicita medidas discutidas em Audiência Pública para melhorar mobilidade urbana e minimizar riscos de acidentes na Avenida do Sol, no Jardim Botânico

Assessoria de Comunicação do Deputado Robério Negreiros

A Audiência Pública realizada na última segunda-feira (23) para discutir políticas de trânsito para a Avenida do Sol, no Jardim Botânico, culminou em uma série de solicitações encaminhadas pelo deputado distrital Robério Negreiros (PSD) aos órgãos responsáveis do Distrito Federal. Durante a reunião, sugerida pelo parlamentar, foram ouvidas reivindicações dos representantes de moradores da região com o intuito de buscar soluções que melhorem a mobilidade urbana e minimizem os riscos de acidentes na região.
 
 
Dentre as propostas de soluções apresentadas na audiência, que foram encaminhadas pelo parlamentar por meio de ofícios, está a necessidade de um estudo de controle de velocidade da via, com a substituição dos quebra-molas por equipamentos mais modernos e eficientes. E, também, voltado à possibilidade de estabelecer mão única, a proibição de trânsito de caminhões nos horários de pico e a construção de rotatórias, serviço para o qual o deputado se colocou à disposição para disponibilizar recursos de emendas parlamentares. 
 
 
“O objetivo é minimizar ao máximo os problemas enfrentados pela comunidade do Jardim Botânico que diariamente precisa trafegar pelo local”, explica o distrital. “São inúmeras questões que mostram a necessidade de um novo desenho urbano, com um sistema viário planejado, para a construção de novas políticas públicas a fim de tornar a Avenida do Sol, definitivamente, mais segura”, complementa. 
 
 
Além da realização imediata de estudos que viabilizem um melhor desenvolvimento da mobilidade urbana, Negreiros sugeriu a implantação de uma rede adequada de escoamento de águas pluviais, bem como a manutenção dos 72 postes de iluminação pública defeituosos como forma de aumentar a segurança da via. Pediu, ainda, a realização de ações de fiscalização em frente às escolas a fim de evitar a retenção de veículos, provocada por motoristas que estacionam na via para deixar e buscar os alunos.

 
 

Os documentos foram encaminhados à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Seduh), à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), ao Departamento de Trânsito (Detran-DF), ao Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e à Companhia Energética de Brasília (CEB).
 
 
Alvo de reclamações
 
Há anos, a Avenida do Sol é alvo de muitas reclamações devido à lentidão nos horários de pico e ocorrências de acidentes de trânsito. O trecho possui oito quilômetros de extensão e não conta com acostamento e sinalização adequada. Foram instalados diversos quebra-molas de maneira desapropriada e sem placas indicativas
 
 
As paradas de ônibus não têm recuo adequado ou abrigo para a população, que nos dias de chuva também enfrenta alagamentos. O Movimento Comunitário do Jardim Botânico, solicita desde 2015 ao Departamento de Trânsito (Detran-DF) e à Administração Regional do Jardim Botânico melhorias na avenida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »