02/06/2022 às 17h58min - Atualizada em 02/06/2022 às 17h58min

​PARCERIA ENTRE NEOENERGIA BRASÍLIA E GOVERNO FEDERAL VAI TROCAR 110 MIL LÂMPADAS INEFICIENTES POR MODELOS MAIS ECONÔMICOS

Ao longo dos próximos 24 meses, os prédios da Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto, Palácio da Justiça e Palácio do Itamaraty receberão modelos LED

ASCOM/NEOENERGIA


Brasília, 1º de junho de 2022 – A Neoenergia Brasília assinou nesta quarta-feira (1/6) parceria com o governo federal para a eficientização da iluminação artificial dos prédios da Esplanada dos Ministérios. O acordo, assinado entre a distribuidora e o Ministério da Economia, busca a substituição de lâmpadas ineficientes por modelos LED, 40% mais econômicos.


Com investimento de R$ 5,3 milhões, a iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Brasília, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ação também é coordenada pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, para atendimento ao Decreto nº 10.779, de 25 de agosto de 2021, que estabelece medidas para a redução do consumo de energia elétrica no âmbito da administração pública federal.


Inicialmente, 17 ministérios, o Palácio do Planalto, o Palácio da Justiça e o Palácio do Itamaraty participarão do projeto. Assim, está prevista a troca de 110 mil lâmpadas ao longo de 24 meses.


A formalização da iniciativa se dará por meio da adesão de cada edificação ao regulamento do projeto. “Essa parceria com o governo federal é mais uma ação que busca contribuir com o uso sustentável de energia, iniciativa relevante para a pauta de descarbonização da economia”, afirma Solange Ribeiro, diretora-presidente adjunta da Neoenergia.


Segundo o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, “A iniciativa visa garantir maior eficiência energética e redução de gastos com a máquina pública e investir, cada vez mais, recursos em políticas públicas que beneficiem diretamente o cidadão brasileiro”.


OUTRAS AÇÕES – A Neoenergia Brasília trabalha em diversas frentes dentro da eficiência energética. O projeto Energia com Cidadania é mais uma iniciativa da empresa que promove ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo do Distrito Federal. Unidades móveis da distribuidora percorrem comunidades da capital federal e trocam lâmpadas ineficientes por modelos LED, além de orientar a população sobre como utilizar racionalmente os equipamentos elétricos e, assim, economizar energia. Até o momento, a distribuidora já realizou a doação de aproximadamente 120 mil lâmpadas para cerca de 70 mil famílias em todo DF.


A Neoenergia Brasília acredita na educação como principal vetor para a formação de hábitos relacionados ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, assim como para o desenvolvimento de uma consciência cidadã que pensa na preservação ambiental e na economia familiar. Todos os projetos compõem o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »