09/06/2022 às 07h12min - Atualizada em 09/06/2022 às 07h12min

Crianças aprendem coleta seletiva na Semana do Meio Ambiente

SLU leva palestras e brincadeiras a diversos pontos do DF com orientação sobre como fazer a separação correta de resíduos

Uma pescaria diferente marcou a manhã desta quarta-feira (8) das crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Riacho Fundo. Ao invés de peixes, eles pescaram plásticos, embalagens longa vida, garrafas de vidro e outros tipos de resíduos. Ao fim da pescaria, ainda era preciso acertar qual a lixeira correta para aquele item.

A ação foi organizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que preparou uma série de atividades educativas na Semana do Meio Ambiente. Além da pescaria de recicláveis, a entidade levou o jogo de tabuleiro gigante que ensina a fazer o descarte correto do lixo. O estudante João Lucas aprovou a atividade: “É melhor que a pescaria de verdade, porque aqui a gente ajuda a tirar o lixo”.

No período da tarde foi a vez de os alunos da escola Eleva aprenderem sobre o tema. No Planetário de Brasília, eles descobriram como fazer a separação de orgânicos e recicláveis e puderam trocar experiências sobre o descarte correto.

“Alguns alunos já sabiam como fazer a separação, já trazem essa prática de casa. Mas para muitos outros, essa é uma oportunidade de aprender e cobrar dentro de casa os pais e responsáveis para fazer a coisa certa”, explicou a palestrante e servidora da Mobilização do SLU, Ana Clara Rezende.

Segundo a coordenadora do Planetário de Brasília, Mirela Camello, trazer o tema da reciclagem para dentro do planetário na Semana do Meio Ambiente foi uma boa iniciativa. “Acho superimportante falar sobre reciclagem num ambiente voltado para a ciência. Porque esse é um assunto do presente e do futuro da nossa sociedade”, avaliou.

Até a próxima sexta-feira (10), diversas atividades educativas ainda serão realizadas para levar esse conteúdo para estudantes e crianças do DF. “São ações que a gente já costuma fazer dentro das nossas atividades de rotina, dentro do núcleo de Mobilização do SLU, mas que ganham parcerias e reforços importantes nesta semana voltada ao tema do meio ambiente”, afirmou Ana Clara Rezende.

 
“Fazer a separação correta dos resíduos e descartá-los corretamente é uma atitude que faz uma grande diferença na preservação dos nossos recursos naturais, além de gerar renda para milhares de famílias que vivem da reciclagem”, reforçou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

*Com informações do Serviço de Limpeza Urbana


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »